Blog

Como uma consultoria de benefícios está revolucionando o RH

Como uma consultoria de benefícios está revolucionando o RH


Em muitas companhias, processos que duram duas semanas, por exemplo, agora são executados em horas. Isso, inclusive, permite que o profissional se concentre em outras atividades em vez de fazer um trabalho puramente operacional.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Depois de marketing e finanças, chegou o momento de a área de Recursos Humanos experimentar novos modelos de gestão promovidos pela Indústria 4.0. Nos próximos anos, mais automação e análise de dados devem ser ferramentas-chave para os profissionais desse segmento.

Um estudo conduzido pela consultoria de benefícios Bematize, com 14 empresas atuando em diferentes segmentos, que oferecem benefícios flexíveis para seus funcionários, aponta que a maioria aderiu a essa modalidade há mais de cinco anos, e 66% delas têm interesse em ampliar o número de benefícios flexibilizados atualmente.

“Os principais desafios atuais do RH envolvem o gerenciamento da reforma trabalhista, entrega da melhor experiência aos profissionais e criação de uma política de benefícios segura e eficiente”, explica Ronn Gabay, sócio-fundador da Bematize, consultoria de benefícios criada em 2013 que se posiciona como parceira do RH para torná-lo cada vez mais estratégico.

Companhias que tenham boas práticas em RH são mais competitivas. Práticas operacionais têm perdido terreno para ações digitais, acompanhadas por novos desafios e responsabilidades. O problema é que, muitas vezes, as próprias empresas e seus profissionais não estão prontos para essa realidade.

Outro dado levantado pela Bematize diz respeito aos motivos pelos quais as empresas optam pelos benefícios flexíveis. O principal (85%) é a satisfação dos colaboradores, seguido por adequar o pacote às suas necessidades (78%) e atrair e reter talentos (71%).

Ciente dessa mudança na forma utilizada pelas empresas para se relacionarem com os profissionais, a Bematize promete simplificar processos, reter mais talentos e tornar a experiência do profissional cada vez mais prazerosa.

Todos esses resultados, segundo a empresa, são obtidos com vasto uso de tecnologia, análise de dados e soluções personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente.

“Nosso objetivo é transformar a experiência dos profissionais em algo motivante, transformando o RH em parte estratégica da empresa para reter talentos e enfrentar os desafios da Transformação Digital”, comenta Ronn.

Investir em inteligência artificial e robôs na gestão de pessoas é o segredo para dar mais autonomia e satisfação ao profissional. Inúmeras empresas já fazem isso, mas nem sempre da maneira correta, o que acaba gerando retrabalhos e desperdício de tempo e dinheiro.

Em muitas companhias, processos que duram duas semanas, por exemplo, agora são executados em horas. Isso, inclusive, permite que o profissional se concentre em outras atividades em vez de fazer um trabalho puramente operacional.

Um estudo global do LinkedIn aponta que mais de 50% das empresas têm como foco a diversidade, a inclusão e o pertencimento. “Isso muda completamente a dinâmica do RH, que precisa da ajuda de uma consultoria especializada nos novos modelos de trabalho e no gerenciamento dos melhores benefícios”, explica o sócio da Bematize.

Segundo ele, os desafios esbarram nas alterações dos modelos de trabalho, a expectativa pelo desempenho cada vez mais estratégico do RH, na consolidação do home office e nos debates sobre políticas de pagamento por performance. Lidar com a diversidade é, portanto, um dos maiores desafios atuais do RH.

Ao se posicionar como uma consultoria de benefícios que posiciona o RH no centro de uma companhia, a Bematize encabeça a lista de empresas que trabalham para entregar processos mais ágeis, reduzir custos, elevar a eficiência da área e oferecer uma experiência altamente positiva aos funcionários.

“Avaliamos todos os pacotes de benefícios flexíveis e entendemos quais são as necessidades e expectativas dos profissionais”, conta Ronn. “Além de planos de saúde e odontologia, seguro de vida e previdência privada, consideramos academia, curso de idiomas, auxílio-creche, associação a clubes, etc.”, completa o executivo, enfatizando que a consultoria faz todo o acompanhamento da implementação das novidades, sugerindo ajustes ou mudanças.



Website: https://goo.gl/Ep5C2F


Publicidade