E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil Bruno Mello 11 de março de 2024

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil

         

Ferramentas de Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) permitem a médias e grandes empresas turbinar campanhas omnichannel e sair na frente em busca da atenção do consumidor

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
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O número de lojas online no Brasil está crescendo. De acordo com uma pesquisa divulgada pela BigDataCorp, a lista de estabelecimentos virtuais em operação cresceu 17% no primeiro trimestre do ano em comparação ao observado no final de 2023. E a tendência de crescimento do e-commerce não se estende apenas aos negócios iniciantes: o volume de compras em marketplaces consolidados, como Amazon e Mercado Livre deverão atingir a marca de R$ 205 bilhões até o final deste ano.

Dentro deste cenário promissor, estabelece-se uma dicotomia: de um lado, 1,9 milhão de lojas de comércio eletrônico disputam a atenção do consumidor; do outro, brasileiros que passam, em média, quase dez horas por dia na internet – o segundo maior tempo no mundo. No entanto, juntar a fome com a vontade de comer não basta: o cenário requer estratégia e competência de vendedores cada vez mais capazes de converter atenção em vendas da maneira mais eficaz possível.

Segundo Marcelo Costa, gerente da Sellesta no Brasil, no país, os fornecedores enfrentam a concorrência de pelo menos dez marcas. Além disso, há o aumento na quantidade de brasileiros online. Por isso, colocar os anúncios de cada produto no lugar certo, seja na Amazon, no Mercado Livre ou no Google Ads, é um passo estratégico urgente e fundamental.

Costa completa ressaltando que publicidade omnichannel inteligente é fundamental para vendedores que querem se destacar de forma competitiva. Ao mesmo tempo, é importante observar as novas tendências impulsionadas pelas redes sociais e ter visibilidade nos sites onde as pessoas costumam fazer compras.

Contudo, uma pesquisa realizada pela Sellesta aponta que pouco mais da metade (56%) dos gestores de Marketing online no Brasil têm acesso a informações diárias sobre tendências de mercado, e apenas 15,4% analisam diariamente as ofertas online de seus concorrentes (descrições, preços, promoções, etc).

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Diante disso, Marcelo prevê que, em 2024, prosperarão os comerciantes que aproveitam as tecnologias mais recentes para as suas campanhas publicitárias inteligentes, estabelecendo uma posição forte no mercado, o que lhes permitirá vencer a concorrência e transformar a crescente atenção do consumidor em mais vendas.

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