Latino-americanos estão infelizes com experiências de compra e IA pode resolver o problema Bruno Mello 21 de fevereiro de 2024

Latino-americanos estão infelizes com experiências de compra e IA pode resolver o problema

         

Estudo divulgado pela IBM aponta que tanto nos canais físicos quanto nos digitais, consumidores apontam falhas como a falta de informações sobre os produtos à venda

Latino-americanos estão infelizes com experiências de compra e IA pode resolver o problema
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30% dos consumidores da América Latina já utilizaram a Inteligência Artificial para fazer compras. É o que aponta um novo estudo divulgado pelo Institute for Business Value (IBM). Dados coletados pelo instituto indicam, também, que o número deve aumentar nos próximos meses, já que os entrevistados que ainda não utilizaram a IA ao comprar um produto ou serviço planejam fazê-lo em breve.

O interesse pela Inteligência Artificial como uma parceira de compras se divide em diversas vantagens que afetam as diferentes etapas da jornada. 91% dos entrevistados pela IBM apontaram as melhorias proporcionadas pela tecnologia ao processo de pesquisa de produtos como a principal vantagem. 88% citaram o atendimento ao cliente, 87% indicaram as facilidades para fechar a compra e outros 87% relataram a busca por propostas.

Os números, principalmente o que diz respeito às melhorias de atendimento, refletem a realidade apontada por outro dado da IBM, que aponta que 94% dos consumidores não estão plenamente satisfeitos com a experiência de compra online e propõem melhorias, como a implementação de recursos capazes de facilitar as buscas pelos produtos de desejo e fornecer acesso informações mais detalhadas sobre os itens.

Neste cenário, 40% dos consumidores relataram dificuldades para encontrar os produtos que desejam e 39% disseram que as informações sobre os itens à venda são insuficientes. Adicionalmente, apenas dois quintos dos consumidores que utilizaram assistentes virtuais durante as compras online estão satisfeitos com a experiência.

Já no que tange ao varejo físico, apenas 5% dos respondentes entrevistados pela IBM estão satisfeitos com a experiência em loja. Eles querem uma maior variedade de produtos disponíveis (43%), mais informações sobre os produtos (30%), além de um processo de pagamento mais rápido (34%). A maioria dos consumidores entrevistados (64%) está complementando sua experiência em loja usando aplicativos móveis, enquanto as compras demonstram uma tendência para uma experiência em loja integrada digitalmente.

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Para Carlos Capps, líder dos setores de varejo, consumo, saúde e agro da IBM Consulting na América Latina, em meio aos desafios econômicos na região, em especial a inflação, que força os latino-americanos a mudar padrões de consumo, a integração da IA às experiências de compras, tanto digitais quanto presenciais, geram oportunidades para marcas que, por sua vez, passam a estar mais preparadas para atender às demandas e aos novos desafios do consumidor.

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