Compras em supermercados online são realidade para 66%, aponta Apas Bruno Mello 14 de maio de 2024

Compras em supermercados online são realidade para 66%, aponta Apas

         

Estudo divulgado durante o APAS Show 2024 mapeou o comportamento do consumidor e apontou os principais gatilhos para as compras online

Compras em supermercados online são realidade para 66%, aponta Apas
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A experiência de “ir” ao supermercado está cada vez mais digital no Brasil. 66% dos consumidores entrevistados pela Apas costumam recorrer aos canais online em algum momento para fazer as compras, seja de forma exclusiva, seja mesclando a experiência digital à prática física.

A citada mescla entre os dois universos descreve o cenário ideal para 54% deste grupo de consumidores. Outros 31% expressaram o plano de fazer a maior parte das compras nos canais digitais, enquanto 15% pretendem fazer todas as compras pela internet.

Dentre as motivações para as compras digitais em 2024, destacam-se os “preços mais acessíveis do que os encontrados nas lojas físicas”, um impulso citado por 44% dos entrevistados.

Na série histórica, este nem sempre aparece como o principal gatilho de compras: no ano passado, por exemplo, a “facilidade para comparar preços entre as marcas” foi o principal motivador, citado por 52% dos respondentes.

Na atual edição da pesquisa, a facilidade de comparação foi citada 43% dos consumidores e ocupa a segunda posição na lista de motivações. Com 38% das citações, o motivo “maior variedade de produtos” fecha o pódio.

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Chamam a atenção, também, as variações históricas de alguns gatilhos de compra. Em 2021, o motivo “sempre tem o que procura” foi citado por apenas 17% dos consumidores. A porcentagem saltou para 45% em 2023 e regrediu para 36% neste ano.

Barreiras à compra online 

Do outro lado da moeda, diversos fatores inibem as compras online. Para 68% dos entrevistados, ir até a loja física e escolher os produtos é uma experiência necessária. Outros 40% expressaram o prazer por passear pelos supermercados e conferir de perto as novidades.

Já na frente de barreiras menos conciliadoras, 27% dos consumidores não querem pagar pelo frete imposto à entrega. 14% disseram que os preços online são comumente mais altos, 10% afirmam que as lojas digitais não têm variedade de produtos e 9% lamentam não encontrar suas marcas favoritas.

Neste cenário, entre os 44% de clientes que não fazem compras online, 41% descartam a hipótese de considerar os canais digitais no futuro. Eles, no entanto, não são a maioria: 51% dos respondentes disseram que começar a comprar pela internet é uma possibilidade plausível.

A tendência pode aumentar o share de gastos nas lojas digitais nos próximos anos. De acordo com a Apas, atualmente, 64% do valor utilizado nas compras são direcionados às lojas físicas, contra 36% dos canais virtuais.

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