Brasil impulsiona recuperação no consumo de bens massivos na América Latina Bruno Mello 20 de setembro de 2023

Brasil impulsiona recuperação no consumo de bens massivos na América Latina

         

Pesquisa da Kantar aponta que o volume de compras no mercado nacional registrou alta de 6,3% no segundo semestre de 2023

Brasil impulsiona recuperação no do consumo de bens massivos na América Latina
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Após perderem 25% de seu poder de compra nos últimos dois anos, os consumidores latino-americanos estão, aos poucos, voltando a navegar pelas fileiras de supermercados com frequência. Isso porque a região tem demonstrado uma tendência de recuperação no consumo, liderada, principalmente, por Brasil, México e Peru.

Em comparação ao mesmo período de 2022, o segundo trimestre de 2023 está sendo marcado por um desempenho de volume de compras melhor nos três países citados, que registraram, respectivamente, altas de 6,3%, 2,2% e 2% na medição realizada pela Kantar para um estudo. Já Colômbia, Chile e Argentina reduziram o declínio que vinham sofrendo – -2,2%, -1,5% e -0,8%, respectivamente –, e marcam uma mudança de rumo.

Por outro lado, o estudo aponta que Bolívia, Equador e América Central devem continuar a refletir as dificuldades impostas por desafios econômicos de médio e longo prazo, sendo os únicos mercados que acentuaram a queda no parâmetro – -2,5%, -3,4% e -4,9% –, respectivamente.

A pesquisa aponta, também, que a frequência de compra regressou, pela primeira vez, aos níveis registrados no período pré-pandemia, um acontecimento que se destaca como um marco na recuperação do consumo na região.

Por outro lado, o latino-americano continua a sofrer com reduções pontuais no poder de compra, o que impede gastos elevados por ocasião e leva o consumidor a fragmentar a decisão entre um número cada vez maior de canais e marcas para conseguir melhores ofertas.

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Nesse sentido, destacam-se os atacadistas e as lojas de descontos, pois são os canais que oferecem maior retorno em relação ao dinheiro investido pelo consumidor. O primeiro ponto de contato atinge 70% de penetração na região enquanto o segundo está estacionado na faixa dos 48%.

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