Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação Bruno Mello 19 de junho de 2023

Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação

         

Estudo Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar, aponta que os consumidores latino-americanos estão comprando 24% acima do previsto

Latino-americanos desafiam projeções sobre poder de compra em tempos de inflação
Publicidade

Globalmente, o ano de 2023 tem sido marcado pelo medo de uma forte desaceleração econômica, resultante das medidas para reduzir a inflação. O cenário atual é marcado pelo aumento de preços dos produtos de consumo massivo e pela redução do poder de compra.

No entanto, a América Latina mostra-se resiliente por absorver o impacto inflacionário e manter o consumo, conforme aponta o estudo Consumer Insights 2023, produzido pela Kantar.

Com Brasil e México como referência, a cesta básica na América Latina apresentou crescimento em valor acima da inflação e performance positiva em volume. Em paralelo, outras regiões do mundo não tiveram crescimento em valor – protagonizando, inclusive, queda em volume. Isso significa que, enquanto o consumidor latino-americano absorve o impacto da inflação para seguir comprando, o global reduz o consumo.

Nesse cenário, ao considerar os aumentos de preço dos produtos de consumo massivo, o estudo indica que os consumidores deveriam estar comprando 75% da quantidade que adquiriam há dois anos. Porém, este índice está em 99%.

A explicação para a inesperada realidade está na fragmentação oportunizada pela omnicanalidade, que permite que o consumidor visite mais canais de compra buscando por produtos e preços mais atrativos para o bolso.

Publicidade

Nessa dinâmica, o consumidor latino-americano optou por fazer compras menores, mais frequentes e com maior experimentação. Diminuindo ligeiramente o volume de cada categoria para manter o número de categorias compradas, as compras têm sido 12% menores e com visitas a 18% mais canais, o que se traduz na aquisição de duas categorias e seis marcas a mais do que o registrado há dois anos.

Benefícios para as compras 

Oferecendo opções para aliviar o bolso dos clientes na hora de pagar as compras, a Ticket aposta em estratégias fora dos canais digitais para impactar o consumidor final. Afinal, nem tudo é digital, e as estratégias offline são cruciais para a estratégia da empresa.

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Denise Coelho, Diretora de Marketing da Ticket, trouxe insights valiosos sobre o mercado B2B2C, em especial, sobre as formas de relacionamento com o consumidor final e o desenvolvimento e lançamento de novos produtos.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Consumo de alimentos orgânicos no Brasil cresce 16% em 2023


Publicidade