10+ lançamentos do mercado de alimentos na Apas Show 2024 Bruno Mello 16 de maio de 2024

10+ lançamentos do mercado de alimentos na Apas Show 2024

         

Vitarella, Selmi, Natural One, Kicaldo e Granja Faria são algumas das marcas que divulgaram novidades do portfólio e mudanças em linhas já tradicionais

10+ lançamentos do mercado de alimentos na Apas Show 2024
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Mantendo a tradição, diversas marcas levaram para a Apas Show importantes lançamentos que movimentarão o varejo durante o ano. Como um importante ponto de contato com os players, a indústria foi desde a elaboração dos stands às inovações mais atraentes de suas categorias para se destacarem e ganharem um espaço a mais nas gôndolas. Seja uma nova embalagem, novo sabor ou novo produto, o mercado passou a contar com grandes oportunidades de atender a demanda dos consumidores.

Confira os lançamentos apresentados na Apas Show 2024: 

Natural One

A Natural One, que incluiu recentemente em seu catálogo bebidas vegetais à base de aveia (popularmente conhecidos como leites vegetais), expande, mais uma vez, sua área de atuação com o objetivo de se firmar como um dos grandes players globais de bebidas naturais e saudáveis. Na feira, a marca apresentou uma nova categoria em seu portfólio: as bebidas funcionais.

Para sua estreia neste segmento, a Natural One escolheu o yacon como base de sua bebida funcional, um ingrediente inédito no setor de bebidas saudáveis do país. A novidade chega ao mercado, inicialmente, na embalagem de 900 ml nos sabores Suco Verde e Beterraba Mix, substituindo os atuais Veggies Limão e Veggie Beterraba. Ambos são 100% naturais, não possuem adição de açúcar, conservantes ou aditivos, e são feitos apenas com frutas e vegetais.

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Natural One

A empresa investiu, ao todo, R$3 milhões em quatro anos de pesquisa, desenvolvimento, produtividade no campo e na fábrica para garantir extrair ao máximo todos os benefícios dessa raiz e chegar em uma mixologia que unisse sabor, saudabilidade e funcionalidade nutricional.

Conhecido pelo seu alto valor nutricional, o yacon vem ganhando destaque no mercado de produtos naturais graças aos mais diversos benefícios que oferece ao corpo, principalmente em relação à saúde intestinal, já que é fonte de fibras. Além disso, auxilia no controle da glicemia no sangue e na reconstrução muscular. O ingrediente é uma raiz nativa das regiões montanhosas e altas da Cordilheira dos Andes, e foi adotado, há mais de sete séculos, pelas civilizações antigas da região, que consumiam o alimento como uma fruta ou na forma de suco.

Por ser um tubérculo ainda pouco conhecido e com baixo plantio em terras brasileiras, a Natural One fechou uma parceria com Fischer Frutas, produtora de maçãs mais certificada do Brasil, para o estudo e o plantio do yacon no país, em Santa Catarina, o que já vem sendo realizado nos últimos três anos. A novidade estará disponível para os consumidores a partir de julho em todo o Brasil.

Vale Fértil 

A Vale Fértil apresentou dois novos produtos: o Olivito, um lanchinho de azeitonas voltado para crianças, e o Oliv Snack Natural, um repositor energético com apenas 73 calorias.

O gerente nacional de vendas do grupo, Martin Nucete Hernando, destaca que os novos lançamentos têm como foco promover a saudabilidade e alcançar novos segmentos de consumidores para a marca.

O Olivito é uma azeitona especialmente desenvolvida para as crianças brasileiras. Ele oferece uma opção saudável e prática para as lancheiras infantis, destacando-se por sua inovação e qualidade, além de ser 100% natural. Ele é um produto concebido para os pais que buscam lanches nutritivos para seus filhos. Isso porque é produzido sem salmoura, com menor teor de sódio e possui azeitonas com tamanhos menores e sem caroço.

Já o Oliv é um snack natural de azeitona projetado para ser um repositor energético durante atividades esportivas. Sua composição rica em fibras proporciona apenas 73 kcal por porção, enquanto sua praticidade e saudabilidade são garantidas pela ausência de salmoura, caroço e conservantes. O produto é elaborado de forma 100% natural e passa por um processo de pré-lavagem para reduzir o teor de sódio, e é conservado apenas com azeite de oliva. Sua embalagem foi projetada para facilitar a abertura, permitindo que atletas consumam o produto durante a prática esportiva, como uma corrida, por exemplo.

Vale Fértil

Granja Faria

A Granja Faria, por meio da marca Ares do Campo, de ovos de galinhas criadas soltas, lança novas embalagens para suas cartelas de ovos. Além disso, apresenta um novo tipo de ovo enriquecido com ômega e selênio, além das novas embalagens, que são recicláveis e biodegradáveis. A empresa optou por um novo modelo que inclui uma adesivação colorida, alegre e jovial. Além disso, a empresa ampliou sua linha de produtos para incluir uma variedade de opções, atendendo às demandas dos consumidores preocupados com uma alimentação balanceada e, ao mesmo tempo, enriquecida com vitaminas.

A nova roupagem estará presente nos ovos Caipirão, orgânico, Caipira, Ovos Vermelhos, orgânico com Selênio, Ovos de Galinhas Livres de Gaiola e Ovos Brancos da Ares do Campo.

Selmi

O Grupo Selmi, responsável pelas marcas Renata, Galo e Todeschini, montou um estande de 140 m² em formato de restaurante, onde são montadas vitrines para expor as novidades do portfólio da empresa com destaque para o biscoito “Renata Cristal”, à Farinha “Renata Dia a Dia”, e a Lasanha e o Macarrão de Sêmola Padre Nosso, da marca Todeschini, além dos demais produtos da marca Galo. Outro grande lançamento que será destaque no evento é o seu novo Biscoito Maizena, produzido em parceria com a Unilever.

Kicaldo

A Kicaldo apresentou para o mercado o seu lançamento de 2024: a farofa de mandioca premium Kicaldo. Além da novidade, durante todos os dias do evento a Kicaldo irá oferecer aos convidados do estande uma degustação exclusiva com pratos feitos com seus produtos, e a empresa também contará com a participação do Chef Rodrigo Oliveira, parceiro da Kicaldo que esteve presente no segundo dia de feira.

Para a criação do novo produto a Kicaldo uniu ingredientes selecionados que realçam receita caseira com textura, crocância e sabor. “Selecionamos ingredientes de maior qualidade e queremos nos posicionar com um produto premium, porém com preço muito competitivo. Para a criação, investimos mais de seis meses para desenvolver a receita, fizemos diversos testes de degustação no mercado e na parte de desenvolvimento, incluímos nossos colaboradores para testar e provar amostras do produto em suas casas, com suas famílias”, comenta Mauro Bortolanza, fundador da Kicaldo e também presidente da ABIFEIJÃO (Associação brasileira das indústrias de feijão).

Kicaldo farofa

Tirolez

Ampliando as versões sazonais de seu portfólio de Queijo Reino, a Tirolez inova, pelo segundo ano consecutivo, nas embalagens festivas de São João para o Queijo Reino em fração, de 180g. A sazonalidade contempla além da opção fracionada, as latas, de 600g, nas versões colecionáveis e presenteáveis apresentadas no mesmo período e evento em 2023.

As ilustrações foram feitas pela artista e designer alagoana, Mellina Farias, que se inspirou na cultura nordestina para a criação das artes. A linha ficará disponível entre maio e junho, ou até durarem os estoques, nas regiões Norte e Nordeste do país. O Queijo Reino é um dos protagonistas das festividades do Norte e Nordeste do Brasil, em especial das comemorações de São João, data importante para o varejo regional.

Tirolez

Vitarella

A Vitarella apresentou na APAS os wafers dupla de sabores regionais com combinações inéditas: Milho Verde e Goiabada & Cocada e Amendoim. O objetivo do lançamento é trazer para o mercado um produto que une diferentes sabores típicos em camadas de recheio no mesmo biscoito. Em embalagens de 80g, a novidade está disponível nos estados de Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Vitarella

A marca levou para a feira a cracker sabor amanteigado na versão com massa madre, que confere ao produto fermentação natural. A massa madre é um fermento feito somente à base de farinha e água, sem adição de nenhum outro ingrediente. Com 350g, o item está disponível em todo Brasil, exceto no Sul, Ceará, Piaui e Maranhão.

Outra novidade é o novo peso líquido da sua linha de margarinas, agora com a opção de 1kg. A categoria passou por reformulação recentemente, com atualização de layout, adição do lacre de proteção e nova receita que oferece aroma lácteo e textura mais cremosa. O novo peso líquido já conta com essas atualizações e pode ser encontrado nas regiões de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. A novidade vem para completar o segmento de margarinas domésticas de Vitarella, composto pelas opções de 250g e 500g.

Durante a Apas Show, a VItarella também anunciou que é a nova patrocinadora do Paço do Frevo, um Centro de Referência em Salvaguarda dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo. A iniciativa vem para reforçar o orgulho de pertencer ao estado que deu origem a tantos traços culturais importantes para todo o Brasil, como o frevo.

Santa Rita

O grupo Santa Rita Estates reforçou na feira algumas de suas estratégias traçadas para o Brasil. O país vem se destacando nos últimos 10 anos como um dos principais mercados para o vinho chileno e é um dos únicos com crescimento de vendas superior a 10% ano a ano, por isso é uma prioridade para a vinícola.

Foram apresentados os vinhos de alta gama com os rótulos da Coleccion de Origen: Floresta, Bougainville, Pewën de Apalta, Triple C e o ícone Casa Real (vinícola Santa Rita); os rótulos da vinícola Carmen; Doña Paula Estates Malbec, Doña Paula Altaluvia Malbec, Doña Paula Selección de Bodega, Altitudes Series 969, Altitude Series 1.100 e o Altitude Series 1350 (vinícola Doña Paula). Também serão reforçados os vinhos do portfólio de Santa Rita das linhas Medalla Real, Cabernário e 120.

A Santa Rita divulgou na feira algumas mudanças que devem acontecer no rótulo 120 Reserva Especial. A marca 120 passará por uma transformação ganhando não só uma nova aparência, como um novo posicionamento. As mudanças incluem desde um logotipo mais moderno, novo papel texturizado e gravação em relevo no rótulo,  mudanças no design da garrafa com um novo desenho, que também contará cores e detalhes novos. Além disso,  o rótulo traseiro exibe de uma forma diferenciada as notas de degustação e traz um código de QR com link para a página do 120.

Já em relação ao novo posicionamento, a marca traz o slogan “Tradicionalmente não Tradicional”. “A ideia é mostrar que mesmo o 120 sendo uma marca tradicional, que já existe há mais de 50 anos, não significa que esteja presa ao passado. Pelo contrário, sua tradição é justamente a inspiração que tem para enfrentar mudanças e desafios, que é o principal motivo que a faz continuar produzindo um bom vinho ano após ano”, explica Jaqueline Messias Cardoso, gerente de Marketing do grupo Santa Rita no Brasil.

A previsão é que a nova versão do 120  chegue nas gôndolas brasileiras nos próximos meses. Porém, o novo posicionamento deve ser trabalhado já na campanha de inverno deste ano. O stand da marca na feira trará a identidade visual da nova campanha, inspirada na história de Paula Jaraquemada, ícone da independência chilena, que inspirou a criação da linha 120.

Outra meta do grupo é reforçar a linha de vinhos ultra premium no Brasil com os vinhos da Colección de Origen e o ícone Casa Real, da vinícola Santa Rita.  Desde 2014, a Santa Rita lidera um projeto que procura garantir a sustentabilidade das suas vinhas e a consistência dos seus vinhos. Já foram investidos 30 milhões de dólares para produzir vinhos de elevada qualidade de forma consistente ao longo do tempo.

A linha Colección de Origen é o resultado do esforço da vinícola em valorizar a grande diversidade endêmica e a singularidade dos vinhos produzidos no Chile. Composta por quatro vinhos Ultra Premium – Bougainville, Pewën de Apalta, Triple C e a linha Floresta – seus rótulos encontram inspiração no centenário Parque da vinícola Santa Rita, expressando seus diferentes cenários e paisagens.

Finna

A Finna, fabricante de farinha de trigo, apresentou um portfólio que inclui modo de preparo para Fryer, nova identidade visual, novas embalagens e novas formulações para os bolos de milho e coco. Outro destaque da marca, pertencente à M. Dias Branco, na maior feira supermercadista da América Latina, é o lançamento do Bolo Luís Felipe, uma mistura diferenciada com sabor regional.

De acordo com Rodaika Quevedo, gerente de Marketing de Margarinas e Farinhas da M. Dias Branco, a empresa buscou uma nova identidade proprietária para Finna nas linhas de farinhas de trigo domésticas, food service e mistura para bolos. “A ideia é renovar a imagem, trazer modernidade para a logo e destacar ainda mais os produtos nas gôndolas”, explica Rodaika.

A executiva destaca que a nova identidade e as novas embalagens, desenvolvidas pela agência Narita Strategy & Design, trazem um destaque maior, com delicadeza e modernidade, para o “f”inna, que é considerado uma característica icônica. “As embalagens têm um layout mais clean e uma estrutura mais organizada e objetiva das informações, que facilitam a leitura do consumidor”, completa.

Outra novidade está na categoria de misturas para bolo com novas receitas nos sabores milho e coco, com modo de preparo para Air Fryer, para todos os sabores. “O eletrodoméstico é uma febre nas cozinhas, devido à praticidade e facilidade de uso. Era natural que formulássemos misturas com um preparo ideal para esta forma simples de assar”, explica Rodaika Quevedo. A fim de acompanhar as tendências de mercado, a linha passa a ter peso líquido de 400g, mantendo-se com preço competitivo nas gôndolas.

Outro destaque do estande de Finna na Apas Show 2024 é a mistura para bolo no clássico sabor Luís Felipe, que faz parte da cultura nordestina, passando de geração em geração. Conhecido também como bolo mole, bolo baeta, bolo de leite ou bolo engorda marido, a receita original foi criada na época do Brasil Colônia e batizada em homenagem a um senhor de engenho chamado Luís Felipe de Souza Leão, que adorava o quitute. A nova mistura tem uma embalagem desenvolvida especialmente para a região, com xilogravuras que remetem à história do produto.

Canção

A Canção, marca do grupo GTFoods, anunciou o lançamento de mais dois produtos da linha de empanados de seu portifólio.Após o lançamento da linha de Filezinhos e Chickens empanados no início do ano, a marca se preparou para apresentar com exclusividade, na APAS Show, o Filé de Tilápia Empanado e as Iscas de Tilápia Empanadas. Ambos são produzidos com 100% de filés de tilápia. As novidades chegam em embalagens de 600 g (filé de tilápia empanado) e 400 g (iscas de tilápias empanadas), e são IQF, ou seja, congelados individualmente.

Além do lançamento de mais produtos da linha de empanados, a Canção também contou com a presença das mascotes do Santos Futebol Clube, time patrocinado pela marca em 2024. As baleias do time foram a sensação do estande. Além das mascotes, a marca levou jogadores do Santos para o evento, além do ex-jogador e agora apresentador do programa de esportes da Band, Denílson de Oliveira.

Canção

Latícinios Scala

O Laticínio Scala apresentou nova identidade visual de sua logomarca e de suas embalagens, no ano em que celebra seus 60 anos de história. No evento, a empresa também apresentou os novos produtos de seu portfólio: o queijo parmesão ralado desidratado 100g e 500g, o requeijão cremoso em bag de 5Kg, o parmesão cilindro 180g, o parmesão em lascas 150g, as novas embalagens de parmesão 6, 12 e 18 meses 180g e montanhês 180g, o cream cheese light 300g e 150g, o cream cheese tradicional na versão 300g e o recheio forneável de chocolate meio amargo da linha Dolci Creme.

O catálogo do laticínio inclui ainda: provolone, queijo azul, brie, minas padrão, colonial, meia cura, queijo de coalho, prato, requeijão, cream cheese, manteiga e mussarela, além de uma linha de recheios doces forneáveis, a Dolci Creme.

Santa Helena 

A Santa Helena lançou Paçoquita zero no formato de rolha e a versão Halloween. Além disso, também apresentou aos visitantes as três novas composições de sabores de Crokíssimo que foram desenvolvidos em parceria com a DeCabrón.

Outra novidade é que a Santa Helena é a patrocinadora oficial do “Auto da Compadecida 2”. O estande contou com diversos espaços, sendo um deles instagramável com elementos do filme, além de Chicó e João Grilo ilustrados. A parte institucional foi composta de um painel de led com informações da empresa. A marca Cuida Bem teve um painel para cada visitante deixar suas dicas de autocuidado. Já Crokíssimo promoveu um game de raciocínio lógico, e Paçoquita apresentou o conceito Mistura Que Dá Bom através de degustações e interações.

Trevo Lácteos

A Trevo Lácteos e a Sanrio, licenciadora da marca Hello Kitty & Amigos, anunciaram uma novidade que promete agradar a todos os paladares: o lançamento do Petit em bandeja e em pouch, ambos no sabor morango. A parceria faz parte da estratégia que visa impactar, de forma positiva, a base de fãs da Hello Kitty que já possui uma forte identidade com a marca, criando um senso de exclusividade com os consumidores da Trevo Lácteos. Os produtos apresentarão design exclusivo da Hello Kitty & Amigos nas embalagens.

A personagem também esteve presente na feira na categoria de higiene pessoal. Além da Trevo, a Kids Zone, com candy toys e a JadePro, com artigos de higiene bucal infantil anunciaram linhas licenciadas.

Leia também: Pessoas no centro: os insights extraídos das palestras na APAS Show


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