Marketing Conversacional: como implementar e colher resultados incríveis? Bruno Mello 1 de setembro de 2023

Marketing Conversacional: como implementar e colher resultados incríveis?

         

Fabio Duran traz dicas para quem aplicar a ferramenta na empresa como captação de leads

Marketing Conversacional: como implementar e colher resultados incríveis?
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Gerar leads e vendas por meio de chatbot está virando uma nova “febre”, plataformas de WhatsApp estão aparecendo aos montes, mas o que devemos fazer para gerar resultado com essa que é a principal tendência de Marketing Digital?

De uma forma geral, a principal responsabilidade do Marketing é gerar receita e crescimento para uma empresa. Dentre suas principais atividades, estão identificar, encontrar e fidelizar clientes lucrativos, segmentar públicos, definir o público ideal, o posicionamento da empresa, os tipos de oferta e o tom da comunicação como forma de diferencial perante seus concorrentes.

Desde o primeiro ano do século XXI, novas tecnologias (e principalmente a internet) amadureceram e tornaram-se mais disponíveis, impactando a maneira como consumimos produtos e serviços, e a forma como as empresas administram dados para gerar mais leads e vendas. Nesse contexto, gerar receita e crescimento para uma empresa por meio da internet e com o uso de tecnologia ganha cada vez mais espaço e o Marketing Digital vai se tornando protagonista.

Com a pandemia da COVID 19 a tendência de comércio eletrônico que já era observada antes da crise acelerou, tornando mais caro e difícil fazer o Marketing Digital, ao mesmo tempo que era cada vez mais importante divulgar e vender online.

Diante desse desafio, o Marketing Conversacional que é o . Até porque, nos dispositivos móveis, converter nas tradicionais Landing Pages fica mais desafiador por conta das telas menores, da dificuldade de preencher longos formulários e por conta da qualidade da conexão.

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A ideia parece ótima. Mas, será mesmo que um chat, com ou sem robô, tem de fato potencial de desempenhar melhor que uma Landing Page em smartphones?

Porque se formos pensar, conversar com nossos clientes em potencial por canais como o WhatsApp parece ser uma boa ideia, mas substituir um canal de conversão amplamente utilizado como o formulário em Landing Page pode não ser tão simples como parece. Para citar apenas duas críticas iniciais, pessoas podem ter receio de inserir informações pessoais em canais como o WhatsApp e a necessidade de muitos cliques (para enviar cada uma das respostas) é contrário à conclusão de estudos que indicam que a necessidade de mais cliques impactam negativamente nas vendas online.

Vale dizer que minha tese de mestrado é exatamente sobre esse tema, eu executei e apliquei metodologia estatística em dois estudos para investigar o desempenho do chatbot na geração de leads em relação à Landing Page, em smartphones.

No primeiro teste, ofertamos um e-book bem topo de funil, quando o potencial cliente está no início da jornada de compra e está descobrindo um problema. Nesse caso, o WhatsApp gerou quatro vezes mais leads do que a Landing Page.

No segundo teste ofertamos o teste grátis por 7 dias de um software financeiro para pequenas empresas, ou seja, o segundo teste visava gerar MQLs mais ao final da jornada de compra do cliente, quando ele está na etapa de consideração e pesquisas. Nesse teste, o WhatsApp gerou 6 vezes mais MQLs que a Landing Page.

Fica claro o potencial do Marketing Conversacional, não é mesmo? Mas, executar, não é tão simples como pode parecer, alguns pontos de observação são importantes.

Primeiro que otimizar anúncios online para Landing Page é muito melhor e mais fácil, pois as ferramentas como o Google Ads e até mesmo o Meta Ads já estão bastante avançadas nesse sentido. Para se ter uma ideia, de uma forma simplória e geral, o máximo que se pode otimizar um anúncio que tenha como destino o WhatsApp é o clique no anúncio, enquanto nas Landing Pages, há possibilidade de otimizar por conversão, o que ajuda muito o anúncio a imprimir (aparecer) para o público correto.

Outro ponto importante é que no caso dos chats, nós podemos entender a conversão de cada uma das perguntas, o que não acontece na Landing Page. Ponto para os chats, apesar de ser mais complexo acompanhar e otimizar mais itens.

Por fim, outra questão legal é que no caso dos chats, há a possibilidade de transbordar (transferir) uma conversa de um robô para um humano, aumentando a assertividade da conversa.

O Marketing Conversacional já é uma realidade, precisa (para não dizer deve) com cuidado para gerar resultados de verdade, pois o sucesso não vem de forma simples, mas o principal é que estamos somente no início dessa metodologia que está deixando de ser para early adopters e está se tornando mais para a massa.

*Fábio Duran é Sócio da Agência 8D Hubify. Coordenador e Professor do MBA Data Driven Digital Marketing do IDP. Pós-graduado pela Universidade da Califórnia em Administração de Empresas e Gestão de Projetos, Mestrando em Administração de Empresas pelo Insper, Mentor e Expert de Marketing Digital nos ecossistemas do Cubo.Itaú e da RD Station, fellow do programa BR +Innovators e CEO da agência 8D Hubify, Top 1 agência de Mudança em 2020 e Top 3 Agência de Resultado em 2021 e 2022, de acordo com a RD Station. Apaixonado por Marketing, Vendas e Pessoas.

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