De cancelamentos a fatalidades, ocorrências em shows no Brasil poderiam ser evitadas com tecnologia Bruno Mello 25 de abril de 2024

De cancelamentos a fatalidades, ocorrências em shows no Brasil poderiam ser evitadas com tecnologia

         

Álvaro Vega explica como a digitalização de projetos de construção é recurso acessível para ampliar a segurança e a produtividade de forma transparente em grandes eventos

De cancelamentos a fatalidades, ocorrências em shows no Brasil poderiam ser evitadas com tecnologia
Publicidade

A interdição do estádio do Pacaembu, em São Paulo, faltando poucas horas para o show de comemoração de aniversário de Roberto Carlos no dia 19 de abril, se soma a uma série de acontecimentos preocupantes em torno de grandes eventos no Brasil. Nos últimos seis meses, duas apresentações musicais já resultaram em fatalidades, com a morte de uma jovem de 23 anos devido a exaustão térmica no show de Taylor Swift, durante uma onda de calor no Rio de Janeiro, e a eletrocução de um jovem de 25 anos durante show do Simple Plan, também no Rio, após encostar em um food truck energizado quando foi molhado pela chuva.

Garantir a segurança em grandes eventos é um desafio que se tornou mais complexo com o aumento de shows e festivais no Brasil, expondo o público a falhas frequentes de organização e de comunicação entre os diversos produtores, autoridades, fornecedores e prestadores de serviços envolvidos na atração. Da mesma forma, vítimas de ocorrências não sabem a quem recorrer, ou se deparam com explicações evasivas ou que “terceirizam” a responsabilização.

Bastaria um único aplicativo, no entanto, para que situações polêmicas e desagradáveis fossem facilmente resolvidas ou potencialmente evitadas, e os pais pudessem dormir tranquilos, mesmo antes dos filhos voltarem para casa após eventos com grande concentração de público.

Foi pensando nisso que a plataforma PlanRadar foi criada. Ela transforma qualquer projeto de construção ou reforma em um modelo virtual em 3D e colaborativo, permite que todos os responsáveis por executar e aprovar instalações e manutenções, desde cargos administradores nos escritórios, a operários no canteiro, tenham acesso, em tempo real, aos movimentos do projeto de maneira integral, antes, durante e depois do empreendimento, de maneira tão fácil quanto acessar uma rede social.

Vamos imaginar o show da cantora Madonna: centenas de colaboradores trabalhando neste momento na preparação em um evento que promete atrair pelo menos um milhão de pessoas à praia de Copacabana no início de maio. Atender um público equivalente a lotação de 12 estádios do Maracanã de uma única vez demanda grande sinergia entre profissionais responsáveis por instalações elétricas, suprimentos de água, delimitação de acessos para espectadores, rotas de emergência para o trajeto de paramédicos e ambulâncias, banheiros e praças de alimentação ou food-trucks.

Publicidade

Um grande diferencial da PlanRadar foi agregar ao acompanhamento técnico a gestão de documentos, reduzindo também o tempo gasto para o acesso de documentos e aprovações de demandas de execuções de atividades, compras de materiais, quantidades de suprimentos e consultas de documentos e fluxos de trabalho, de forma a permitir a rápida e transparente identificação e resolução de demandas administrativas. Além disso, é possível manter sempre a versão mais atualizada do projeto, garantindo que todos estejam, literalmente, na mesma página.

A segurança vem sempre em primeiro lugar, mas não é o único benefício gerado para o setor. Ao integrar as diversas fases de um empreendimento, a digitalização contribui para a redução significativa de erros comuns entre a fase de obras e a execução do evento propriamente dita, mas também permite melhorar a utilização dos recursos, contribuindo para a redução dos custos e da geração de resíduos. Por isso, soluções acessíveis contribuem para levar a inovação da indústria, com enormes ganhos de produtividade e sustentabilidade.

*Álvaro Vega é Diretor Regional da PlanRadar para os mercados da Espanha, América Latina e Brasil.


Publicidade