O que o lançamento do novo iPhone 15 pode ensinar para as marcas?
Especialista em tecnologia aponta lições tiradas do mais novo lançamento da Apple, ocorrido no último 12 de setembro
Por Priscilla Oliveira - 18/09/2023 Apple - iPhone 15 - Lançamento de produto - Últimas notícias

Todos os anos, no mês de setembro, a Apple lança novos modelos de seus produtos. No último dia 12, a empresa — que foi a primeira do mundo a atingir um valor de mercado de US$ 3 trilhões, recentemente — fez o lançamento da linha de iPhones 15, além de revelar os novos Apple Watches, que agora poderão ser controlados por gestos.
A respeito dos novos iPhones, gerador da maior fonte de receita da Apple, as principais diferenças desta nova linha em comparação com a sua sucessora são a nova entrada USB-C para carregar a bateria do celular, lente para fotos de 48 megapixels e o chassi de titânio no lugar das laterais de aço inoxidável.
Mas, deixando os novos produtos de lado, o que a Apple faz com maestria ano após ano, desde a época do Steve Jobs, são as cerimônias de lançamento. Para Lucas Colette, especialista em tecnologia e CEO da Yampi, empresa de soluções para o e-commerce, elas podem ser consideradas verdadeiras aulas sobre branding.
Pensando em seus clientes donos de lojas virtuais, Lucas explicou em alguns pontos os segredos da cerimônia deste ano:
Gerar conexão
Fazer com que um público se sinta conectado a uma empresa é a galinha dos ovos dourados, pois dessa forma cria-se um vínculo afetivo, em que o consumidor passa a ser fiel a uma marca. E esse relacionamento pode representar um aumento nos lucros de 25% a 95%, segundo a Harvard Business Review.
“No evento da Apple, o vídeo apresentado mostra pessoas comuns sendo impactadas pelas tecnologias da empresa, até mesmo sendo ‘salvas’ por ela, o que gera um momento de conexão com o público e até emociona. Dentro dos negócios online, a dica que fica é o foco no cliente, no consumidor que a empresa quer atingir e em atender às suas necessidades, ouvir feedbacks e aprimorar os serviços”, elabora Lucas.
Colette defende que as parcerias com influenciadores para campanhas digitais podem ser outra forma de gerar conexão com o público, o que também pode aproximar marca e consumidor final.
Comunicação
A comunicação eficaz e consistente que a Apple tem com seus consumidores é um fator que merece destaque para Colette, uma vez que a empresa faz o uso de diversos canais para a divulgação de seus produtos, atingindo um público amplo e gerando entusiasmo e expectativa todos os anos com os seus eventos de lançamento.
“Durante a apresentação dos lançamentos, os próprios colaboradores da Apple falam sobre as novas funcionalidades dos produtos de forma acessível, o que ressalta a personalidade da marca, fortalecendo a conexão já criada”, aponta Lucas.
De lição para donos de lojas virtuais, fica a importância da consistência em todos os canais de comunicação, seja no próprio site, redes sociais, e-mail marketing e WhatsApp. “É fundamental ter como base valores internos da empresa para todos os tipos de comunicação, alinhando todo o time para melhor representar uma marca.”
Oferta de valor
Mesmo com os altos preços de seus produtos, a Apple continua se consolidando como uma empresa valiosa, retendo e atraindo consumidores. Isso se dá, entre algumas razões, pela forma como ela apresenta sua oferta de valor e o custo-benefício das suas mercadorias.
O vídeo de lançamento dos produtos conta com uma encenação da renomada atriz Octavia Spencer, em que ela representa a mãe natureza e avalia como a empresa vem cuidando do meio-ambiente. Entre os diversos números de como a Apple vem contribuindo de forma positiva com o planeta, uma colaboradora afirma que um dos principais objetivos da companhia é a redução do gás carbônico na atmosfera.
“Apesar de ser um exemplo indireto, a Apple demonstra que sua proposta de valor vai além do preço de seus produtos, fazendo seus consumidores contribuírem com algo maior. Além de um bom serviço e produtos de qualidade, lojistas podem usar este exemplo como base para contribuir para algum fim social associado ao seu negócio e aumentar sua oferta de valor”, finaliza Colette.
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