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Com alta relevância entre empresas, marketing cresce junto de profissionais criativos

Com alta relevância entre empresas, marketing cresce junto de profissionais criativos


As diferentes demandas do mercado exigem maior versatilidade por parte dos chamados "criativos", e especialista comenta sobre fatores que podem influenciar no desempenho de campanhas.

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
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O marketing digital mudou a forma como as empresas vendem e se relacionam com os clientes. Através de conteúdos persuasivos, é possível gerar lucro por meio da influência e da escalada e, consequentemente, vender mais. Dados apontados pela pesquisa “Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada” revelaram que 85,6% das empresas consideraram que o marketing seria fundamental na retomada dos negócios após a pandemia. 

Através do aumento do valor percebido, o marketing digital faz com que as empresas possam cobrar mais pelo mesmo produto. De acordo com o Instituto Brasileiro de Coaching, investir na diferenciação do produto faz com que o mesmo se destaque dos oferecidos pelos concorrentes, contribuindo para que o valor percebido pelo cliente seja maior.

Dentre as estratégias de marketing do mundo on-line estão as campanhas de anúncio em redes sociais. O analista de planejamento da Digimax Brasil, Alex Biasoli, diz que os criativos são fundamentais para o sucesso de uma campanha. “Hoje, 50% do desempenho de uma campanha deve-se à qualidade do criativo. A conta é bem simples: criativos resultam em custos menores por resultado. O que muita gente não sabe é que um bom criativo não significa necessariamente investimentos em grandes produções, mas, sim, pensar a mensagem para o formato e o comportamento certo do público-alvo”, explica o analista.

Um fator apontado pelo especialista que influencia no desenvolvimento da campanha é a definição do objetivo. Para começar o planejamento, é necessário partir do final, ou seja, é preciso começar definindo o objetivo da campanha: se é reconhecimento de marca, aumento de vendas, engajamento. No livro “Como Planejar e Executar uma Campanha de Propaganda”, Marcelo Públio explica que o objetivo deve responder o problema de comunicação, ou seja, quando o problema é definido, o objetivo também é. A partir do objetivo, analisa-se os cenários e os recursos para começar a trabalhar.

Em relação aos formatos dos criativos, os mesmos podem ser em forma de imagem, vídeo, carrossel, coleção, apresentação multimídia e experiência instantânea. Em uma notícia do Facebook, Rapha Vasconcelos, Head Creative Shop LATAM, ressaltou que, para desenvolver um bom criativo, é necessário adaptá-lo a diferentes formatos. Esses formatos ajudarão a identificar quais alternativas são mais eficientes para o negócio e, a partir disso, pode-se otimizar as campanhas dedicando mais orçamento àquelas que trarão mais resultados.

Um dado a ser considerado é que os criativos em forma de vídeo costumam chamar mais atenção das pessoas no feed de notícias do que criativos estáticos, e tendem a gerar ótimos resultados. De acordo com o Facebook, um vídeo que retém a atenção do usuário por mais de 10 segundos aumenta a intenção de compra do produto em 72%.

É preciso levar em conta também a dimensão das telas dos celulares, e não apenas dos computadores, isso porque, segundo a 31ª Pesquisa Anual do FGVcia, o Brasil apresenta 342 milhões de dispositivos móveis em uso, o que equivale a 1,6 dispositivo móvel por habitante. Por isso, ao criar uma publicação, é importante sempre levar em conta as limitações da tela desses aparelhos, para pensar nas melhores dimensões dos conteúdos.

Outro fator que influencia no desenvolvimento da campanha e que ajuda a marca a ser lembrada é evidenciá-la logo no início do anúncio (no caso de formatos dinâmicos) e de maneira explícita, principalmente para marcas que são pouco conhecidas. Dados da Metrixlab indicam que exibir a marca nos primeiros 3 segundos ajuda a melhorar os resultados de reconhecimento. É muito importante também que a identidade visual da marca esteja incorporada no criativo.

Para finalizar, Biasoli dá mais algumas dicas: “Trabalhe com vídeos curtos, seja objetivo, utilize movimentos, chame atenção o mais rápido possível, utilize legendas, mostre sua marca nos primeiros segundos e siga as recomendações de formatos por posicionamento e as políticas de anúncios. Não tem segredo! Menos é mais!"



Website: http://www.digimaxbrasil.com.br


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