Blog

Blogueiros de finanças relatam suas jornadas rumo à independência financeira

Blogueiros de finanças relatam suas jornadas rumo à independência financeira


Em uma espécie de "sub mundo" da internet, blogueiros - muitas vezes mascarados - relatam detalhes de suas finanças e suas trajetórias rumo à independência financeira

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Há alguns anos, muitos blogueiros escrevem sobre finanças na internet. Alguns mais famosos, como Thiago Nigro e Nathalia Arcuri, acabam "roubando" todos os holofotes, mas é no mundo dos blogs que as informações são melhor apresentadas e detalhadas.

Em uma rápida pesquisa no Google sobre "Blogs de Finanças", é possível encontrar mais de vinte milhões de resultados, só no Brasil. São diversos sites, muitas vezes escritos por blogueiros de identidades ocultas, como o entrevistado "Acumulador Compulsivo", mais conhecido como "Stark", alcunha recebida devido ao personagem que utiliza para esconder sua real identidade: Tony Stark, O Homem de Ferro da Marvel.

"A maioria dos blogueiros não se identifica por uma questão de segurança. Infelizmente, vivemos em um país com um alto número de sequestros e fraudes pela internet. É uma forma de nos proteger. Também tem uma questão familiar, alguns de nós poupou a vida inteira. Não estamos interessados em parentes distantes atrás de uma graninha. Ainda assim, alguns ótimos blogueiros se identificam, como o André, do blog Viagem Lenta. Mas é bem verdade que nós, os mascarados, somos a maioria", diz "Stark", autor do Blog acumuladorcompulsivo.com.

A estrutura dos blogs é muito boa para o aprendizado. Em geral, a maioria dos blogueiros tem como objetivo reportar a evolução do seu patrimônio, as escolhas de ações, como lidam com o dinheiro, bem como buscam ajudar os iniciantes em finanças, como os blogs do "Aposente aos 40", "Sr IF 365", "Executivo Investidor", "Viver de Dividendos", entre outros. Muitos leitores acabam iniciando seus investimentos através do que aprenderam seguindo os blogueiros mascarados.

"Eu considero uma atmosfera muito mais saudável que as redes sociais. Nos blogs, há pouca gente tentando te empurrar cursos miraculosos, dicas infalíveis ou querendo massagear o ego. Até mesmo por que 99% dos leitores não sabem quem somos", reforça "Stark".

Esta espécie de "comunidade" é bastante unida. Em praticamente todos os blogs, é possível encontrar links para diversos outros endereços eletrônicos, com ricas histórias reais sobre finanças, viagens e até sobre o minimalismo. Isto porque a maioria dos blogueiros são adeptos do movimento que chamam de FIRE (um acrônimo da frase americana traduzida para Independência Financeira, Aposentadoria Antecipada), onde buscam difundir a ideia de que não é inteligente se aposentar pelas vias tradicionais, mas sim, viver uma vida um pouco mais simples, investindo sempre, para ter a opção de se aposentar antes, através da renda passiva dos investimentos.

"Aprendi muito mais acompanhando a realidade do dia a dia dos blogueiros, do que nos livros de finanças", fica a dica do "Stark".



Website: http://www.acumuladorcompulsivo.com


Publicidade