Blog

3ª edição do Prêmio Inovação em Design no Varejo recebe inscrições até 31 de julho

3ª edição do Prêmio Inovação em Design no Varejo recebe inscrições até 31 de julho


Iniciativa faz parte da programação do LATAM Retail Show. Premiação reconhece projetos que se destacam pelo ineditismo no design nos pontos de venda e serviços, resultando em ambientes criativos, inovadores, capazes de reproduzir de maneira efetiva, atrativa e encantadora as suas propostas de negócios

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

A experiência de compra passa pelo crivo e trabalho duro de profissionais que transformam o varejo de forma encantadora, atraente e envolvente. Uma das grandes plataformas de reconhecimento e divulgação de projetos inovadores acontece no Prêmio Inovação em Design no Varejo, que chega a sua terceira edição em 2019. As inscrições estão abertas até o próximo dia 31 de julho, através do link: http://bit.ly/2NgKlya. O prêmio faz parte da programação do LATAM Retail Show, considerado o mais completo evento de varejo e consumo da América Latina.

Organizado pela GS&MD, coordenado pelo RDI e pela ABIESV, o prêmio tem como princípio, eleger os projetos de forma transparente e criteriosa, com o objetivo de reconhecer e divulgar projetos que se destacam pelo ineditismo no design nos pontos de vendas e serviços, resultando em ambientes criativos, inovadores, com inteligência de negócio e multiplicador de resultados. A inscrição poderá ser realizada por profissionais autônomos, escritórios, empresas varejistas e fabricantes que possuam espaços de venda físicos.

O Prêmio Inovação em Design no Varejo reconhecerá seis categorias: Modelo de Negócio, Ambientação e Experiência do Consumidor, Tecnologia e Integração Digital, Design Gráfico e Comunicação Visual, Visual Merchandising e Ação Promocional no PDV, além da premiação especial, o Fator UAU. Os projetos inscritos devem ter sido implementados ou colocados em operação e distribuição comercial no Brasil e/ou no exterior, no período de agosto/2018 a julho/2019. As iniciativas serão avaliadas por uma banca julgadora formada pelos principais interlocutores do setor, além de profissionais com know how e expertise de altíssimo nível. Os vencedores serão conhecidos no dia 28 de agosto, durante o LATAM Retail Show, na Arena Mercado & Consumo.

"A premiação visa enaltecer o papel do design no varejo. Enxergamos essa ação como uma forma de mostrar novas formas de se fazer design de varejo aos empresários e profissionais do setor. Buscamos projetos que agreguem aspectos como sustentabilidade e tecnologia. Este ano iniciamos a premiação com os troféus com as cores do Pantone do ano, no caso de 2019 o Living Coral 16-1546. Essa é uma forma para que os designers desejem ainda mais o troféu", destaca Anelise Campoi, presidente do Retail Design Institute.

Conheça as categorias:

Modelo de Negócios - O projeto será avaliado levando-se em consideração a sua capacidade de materializar um conceito inovador de negócio, contribuindo para o seu sucesso de forma relevante, em sintonia com a proposta de valor da marca. A capacidade de arquitetura, interiores, design gráfico, visual merchandising e tecnologia aplicada agirem de forma sinérgica e coordenada a serviço de uma estratégia inovadora de apresentação de produtos ou serviços para o público consumidor.

Ambientação e experiência do consumidor - Valoriza-se a criatividade empregada na aplicação de cores, materiais, revestimentos, formas e imagens, bem como a circulação, integração de serviços e amenidades para criar uma experiência envolvente e única. O resultado deve ser capaz de atrair a atenção, encantar, educar e inspirar o consumidor, levando-o a aderir aos valores da marca e colaborando para que ele possa apreciar plenamente os seus produtos. A avaliação irá privilegiar a utilização da iluminação e de outros recursos sensoriais para envolver o público e provocar sensações.

Tecnologia e Integração Digital - O projeto será avaliado pela forma inovadora, amigável e assertiva de integração de soluções tecnológicas e digitais ao design do ponto de venda. Esse esforço deve ser orientado não apenas para trazer modernidade, mas principalmente para colaborar nos processos, como na gestão pelo acesso a informações complementares, exploração do canal digital, viabilização de exposição de cauda longa, reconfiguração das operações de caixa e forma de pagamento. A avaliação irá privilegiar a utilização da tecnologia como ferramenta para qualificar a experiência do consumidor, ampliar performance da equipe de vendas e melhorar o resultado comercial da rede.

Design Gráfico e Comunicação Visual - A categoria avaliará a capacidade de integração de design gráfico e comunicação visual como responsáveis pelo processo de transformação da loja numa plataforma de comunicação e diálogo com o consumidor. Vão ser julgados o poder das imagens utilizadas como forma de orientação do público, apoio narrativo, tematização, encantamento, indicação do posicionamento, pegada comercial, fator competitivo, relevância dos valores da marca, dentre outros aspectos.

Visual Merchandising - A avaliação tomará como base o ineditismo e a efetividade de formas e sistemas de exposição de produtos, tanto pelo lado estético e formal, quanto pela lente de produtividade. Soluções que agregarem surpresa e encantamento, a acessibilidade, ergonomia, segurança, praticidade e outros aspectos operacionais serão muito valorizados.

Ação Promocional no PDV - É o espaço para julgamento de vitrines e ou campanhas promocionais. A avaliação também irá valorizar soluções pelo seu ineditismo, beleza e capacidade de produção de mais e melhores vendas. Os projetos devem ser capazes de, revelando valores e diferenciais competitivos das marcas, provocar excitação, atrair o público e traduzir-se em benefícios reais para os lojistas.

FATOR UAU - Essa categoria representa o reconhecimento pelo júri do projeto mais inovador e impactante entre todos os inscritos.

O LATAM Retail Show chega à sua 5ª edição com uma série de atrações e conteúdos inéditos, distribuídos em três dias de Congresso, além da Expo, que este ano será organizada pela NürnbergMesse Brasil.

O evento tem patrocínio da BORNLOGIC, CREDSYSTEM, DATAROBOT, ESTÚDIO JACARANDÁ, IBM, MERCI, OI, POSIGRAF, SENFF e STIBO SYSTEMS. GRUPO BOTICÁRIO, LEVITY, MR. CHENEY, ROOTS TO GO e TRUE ESCAPE são os parceiros. Entre os mídia partners estão os portais ADMINISTRADORES.COM, E-COMMERCE BRASIL, MERCADO & CONSUMO, MUNDO DO MARKETING, revista e portal LOGWEB e QUEMFORNECE.COM, as rádios BANDNEWS FM e ENERGIA 97, além do jornal FOLHA DE S.PAULO.

Confira a agenda completa no site www.latamretailshow.com.br.



Website: http://www.grupogouveadesouza.com.br


Publicidade