Blog

Alta do Ibovespa aumenta a atenção sobre a Bolsa de Valores

Alta do Ibovespa aumenta a atenção sobre a Bolsa de Valores


Possibilidade de ter bons retornos tem conquistado o interesse dos brasileiros

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

Os noticiários na última semana só falaram dele: o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, atingiu patamar histórico no último dia 11 de setembro. Houve mais quebra de recordes nos pregões seguintes e o índice conseguiu fechar acima de 76 mil pontos na última quarta-feira (20/09).

Como uma espécie de termômetro das principais empresas do país, o Ibovespa ganhou ainda mais holofotes com este período de alta. O índice funciona como uma carteira imaginária composta pelas principais ações da Bolsa. Dessa forma, quando estas ações sobem, também puxam para cima a pontuação do Ibov.

Muitos brasileiros ficaram impressionados com este movimento positivo, mas ainda têm dúvidas quanto às suas causas. A crise política e econômica que ainda persiste no país e os diversos escândalos de corrupção que foram divulgados recentemente se tornaram fortes obstáculos à alta do índice.

No entanto, outros fatores conjugados conseguiram vencer estas barreiras e colaboraram para que o Ibovespa atingisse a marca histórica dos últimos dias. Algumas das razões para esse avanço são: quedas sucessivas da taxa Selic , valorização do Real em relação ao Dólar, otimismo sobre a recuperação do país, mercado internacional favorável à entrada de capital estrangeiro no Brasil e commodities em alta, especialmente o minério e o petróleo.

Com a boa notícia, muitos investidores ficaram otimistas e brasileiros que ainda não investem na Bolsa começaram a reavaliar suas aplicações. E esse não é um panorama inédito. O aumento de investidores no Mercado de Ações brasileiro vem sendo uma constante nos últimos anos.

Apenas este ano, aproximadamente 30 mil pessoas começaram a investir dinheiro na Bolsa de Valores. O total de investidores pessoa física chegou a 593.896 no fim do mês de agosto. Esse é o melhor resultado já registrado desde 2010.

Dados indicam boas oportunidades de investimento na Bolsa

O crescente interesse dos investidores brasileiros em explorar novas possibilidades, especialmente no mercado de renda variável, vem sendo impulsionado pela preocupação com o futuro.

A necessidade de melhorar a saúde financeira, planejar a aposentadoria e perseverar em cenários adversos, em que há queda de renda e perda do emprego, também são razões que têm incentivado a busca por alternativas além da poupança.

Bernardo Cerqueira decidiu investir em ações em 2016, quando descobriu as boas oportunidades que a Bolsa oferece e buscou aprender mais sobre esse mercado. O investidor não poderia estar mais satisfeito: com rentabilidade nominal de 38,93%, a Bolsa de Valores foi considerada o melhor investimento do país no ano passado.

Ao contrário de Bernardo, muitas pessoas ainda acreditam que investir na Bolsa e ter bons resultados depende apenas de sorte. Na realidade, a dinâmica nem se compara a um jogo de azar. Para encontrar boas oportunidades de negócio, é preciso se basear em dados concretos, que são disponibilizados pelo próprio mercado.

Com essas informações em mãos, é possível identificar padrões e tendências. Esse método é chamado de Análise Técnica e é utilizado por investidores e experts do mercado para encontrar oportunidades de investimento no curto prazo, com base em dados e estatística.

A conjugação de diferentes indicadores permite que o investidor possa determinar qual o cenário de maior probabilidade de ocorrer para um ativo em um determinado período de tempo. É preciso ressaltar que não é possível prever com certeza absoluta qual será o comportamento do mercado no futuro, mas os dados indicam o caminho com maiores chances de acontecer.

Este tipo de análise pode oferecer chances maiores de realizar lucros e encontrar boas oportunidades mesmo em um panorama de forte oscilação. Por isso, a Análise Gráfica, como também é chamada, é tão valorizada pelos investidores e profissionais do setor.



Website: http://www.tororadar.com.br/analise-tecnica-de-acoes


Publicidade