Blog

Grupo RBS, de Duda Melzer, lança campanha de valorização do jornalismo

Grupo RBS, de Duda Melzer, lança campanha de valorização do jornalismo


Dia do Jornalista foi celebrado pela rede de mídia gaúcha com a divulgação de um vídeo-manifesto destacando o trabalho dos profissionais que buscam a verdade

E-commerce cresce e exige nova estratégia no Brasil
Publicidade

No último dia 7 de abril, foi celebrado o Dia do Jornalista e, em meio ao atual fenômeno de disseminação de notícias falsas (fake News), o Grupo RBS – rede gaúcha de comunicação presidida por Eduardo Sirotsky Melzer, também conhecido como Duda Melzer – aproveitou a data para materializar, em uma série de ações, a sua defesa pelo jornalismo de qualidade e por todos os profissionais que trabalham para levar informação certificada e confiável à sociedade.

Com o conceito “A realidade é incrível demais para se ler notícias falsas”, o grupo de mídia de Duda Melzer lançou um vídeo-manifesto para o público interno e também nas redes sociais para marcar a data e valorizar o papel desses profissionais na busca pela verdade e pela qualidade. As marcas da RBS também se manifestaram a favor da luta contra as notícias falsas.

O editorial da Zero Hora (ZH) reforçou a mensagem da campanha. “(...) A celebração de mais um Dia do Jornalista nesta sexta-feira é uma ótima oportunidade para a renovação do compromisso dos profissionais de imprensa e das empresas de comunicação com o direito dos cidadãos de receberem informações corretas, imparciais e verdadeiras (…)”.

Ao longo do último mês, outros vídeos sustentaram o conceito, confrontando o que é fake news e o que é notícia real. O objetivo da campanha do Grupo RBS de Duda Melzer foi culminar com o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no dia 3 de maio.

O selo editorial “Notícia falsa na rede” identifica, em Zero Hora, Rádio Gaúcha e RBS TV, marcas do Grupo RBS, todo boato que é esclarecido pela reportagem – a iniciativa, liderada pelo produtor da Gaúcha Tiago Boff, ajuda a impedir a propagação de informações incorretas.

O combate às fake News é uma causa que tem sido levantada por veículos de comunicação do mundo inteiro, como por exemplo, os jornais americanos The New York Times e The Washington Post.

Declarações

O chairman do Grupo RBS Duda Melzer publicou em sua conta no Twitter: “Hoje é Dia do Jornalista. Profissional que admiro e respeito. Busca pela verdade, sempre. Formam a alma da RBS! Minha homenagem e gratidão”. A mensagem de Duda Melzer foi postada junto com o vídeo da campanha contra as fake news.

O vice-presidente Editorial do Grupo RBS, Marcelo Rech, por sua vez, em uma de suas declarações, falou sobre o esforço da empresa para passar aos seus leitores, ouvintes, internautas e telespectadores informação certificada e verdadeira. “O antídoto contra a onda de desinformação é Jornalismo profissional, com responsabilidade, técnica e pluralidade.

Todos nós da RBS nos esmeramos em levar ao público um artigo cada vez mais escasso: confiança na informação, um bem essencial para a democracia e a vida em sociedade”, afirma Rech.



Website: http://eduardosirotskymelzer.com/


Publicidade