A Lego está entregando para o Rio de Janeiro uma maquete representando os principais pontos turísticos da cidade. O trabalho é uma homenagem à Cidade Olímpica e ficará como legado após os Jogos. Quase um milhão de peças foram utilizadas para reproduzir 25 ícones da cidade sede das Olimpíadas, que traz lugares consagrados como a Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Floresta da Tijuca, Pão de Açúcar e até o recém inaugurado Museu do Amanhã.
A maquete tem quase um metro de altura, cerca de 20 metros quadrados e pesa uma tonelada e meia. Entre o dia 5 e 21 de agosto, período de realização dos Jogos, o trabalho estará aberto à visitação no Porto Maravilha, dentro do Boulevard Olímpico – Live Site dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Após os Jogos, o modelo será doado pelo Grupo Lego à Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, que a encaminhará ao Museu da Cidade, no Parque da Cidade, na Gávea. Esta é a maior maquete feita com Lego na América Latina.
O projeto contou com a participação de mais de 50 pessoas, que trabalharam simultaneamente em três fábricas: Estados Unidos, Dinamarca e República Checa. Sem conhecerem o Brasil pessoalmente, as equipes recorreram ao Google para ver imagens dos locais reproduzidos. “Com o nosso trabalho queremos inspirar crianças do mundo inteiro a desenvolverem suas criatividades”, comentou Chris Steininger, Lego Master Builder, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Além da maquete, a empresa contará com Casa Lego, um espaço de experiências na Praia de Ipanema, onde crianças poderão visitar e brincar com as peças de montar. O espaço de 75 m² terá entrada gratuita e estará aberta ao público do dia três de agosto até o dia 21, data de encerramento dos Jogos. Nela, quatro estações serão montadas para as crianças explorarem a magia de brincar: "Inspirar para criar", "Juntos fazemos mais", "Para guardar a diversão na memória" e "A natureza criativa". Ainda como ação para as Olimpíadas, a marca transformou os mascotes Tom e Vinícius em brinquedos de montar.
A ação da companhia acontece em parceria com o governo da Dinamarca, que também montou uma casa na Praia de Ipanema, onde mostrará as culturas e tradições do país. Chamada de Coração da Dinamarca, o pavilhão tem 300 m² e foi concebido em quatro setores com molduras de metal cobertos por lona branca, conectados por uma cruz, que faz uma alusão à bandeira do país nórdico. No espaço haverá exibição do desempenho dos atletas do país nas competições, área B2B, exposição sobre o país. Por estar em uma área pública, o governo dinamarquês doará para o município do Rio de Janeiro, 60 bicicletas que serão destinadas à Guarda Municipal.
Os 25 ícones representados na maquete são:
1. Cristo Redentor
2. Pão de Açúcar
3. Copacabana Palace
4. Calçadão de Copacabana
5. Arpoador
6. Calçadão de Ipanema
7. Lagoa Rodrigo de Freitas
8. Jardim Botânico
9. Floresta da Tijuca
10. Morro Dois Irmãos
11. Pedra da Gávea
12. Parque Olímpico do Rio
13. Parque Radical
14. Parque Madureira
15. Estádio Olímpico Nilton Santos (conhecido popularmente por Engenhão)
16. Igreja da Penha
17. Avenida Brasil / BRT
18. Estádio do Maracanã
19. Sambódromo da Marquês de Sapucaí
20. Praça Mauá
21. Arcos da Lapa
22. VLT
23. Aterro do Flamengo
24. Comunidade Dona Marta
25. Catedral Metropolitana