Discriminação Geracional no Marketing. É hora de falarmos sobre esse assunto Bruno Mello 17 de julho de 2023

Discriminação Geracional no Marketing. É hora de falarmos sobre esse assunto

         

Profissionais acima dos 40 anos são afetados pela falta de oportunidade em empresas que não querem pagar o seu valor ou acabam sendo expelidos por falta de qualificação

Discriminação Geracional no Marketing. É hora de falarmos sobre esse assunto
Publicidade

Etarismo no Marketing. Entre todas as causas discutidas nas empresas, uma ainda não ganhou a relevância merecida: a discriminação etária. Me parece que os profissionais convivem com essa realidade como um sapo que está numa água fria e fica nela até ferver.

Convivemos com analistas, coordenadores, gerentes, diretores e vice-presidentes de Marketing diariamente e esse fato é nítido: existem cada vez menos executivos (especialmente mulheres) acima de 40 e 50 anos não apenas em cargos de alta gestão, mas em todas os cargos.

Sabemos os motivos. Ou a empresa não quer manter esse profissional que se tornou “caro” ou o próprio profissional não acompanhou as atualizações do mercado. É nesse cenário que se impõe a discriminação geracional no mercado de uma forma geral.

Hoje em dia, no entanto, e no Marketing em especial, podemos ver um recém-formado na casa dos vinte e poucos anos ou até um profissional já experiente com seus 10, 15 anos de mercado, desatualizados. Ou seja, não é “privilégio” dos profissionais acima de 40 e 50 anos a obrigação de se manterem modernos.

Desfeita essa distorção, resta a questão salarial e uma terceira que vou chamar de “vibe” do Marketing. Por muito tempo se acreditou que Marketing era apenas fazer coisas inovadoras e modernas, logo, um profissional grisalho já estava velho. Tem uma questão de imagem. E perceba como isso foi mudando ao longo do tempo.

Publicidade

Há vinte anos, o Diretor de Marketing usava terno e gravata e hoje já vemos muitos até de camiseta. Trabalhamos com imagem e a nossa própria imagem precisa se atualizar. Mas a questão é muito mais profunda e, particularmente, acredito que possa haver uma mudança em um horizonte não muito distante.

Uma mudança não apenas a partir da discussão sobre a discriminação contra pessoas baseado na idade, mas também a partir do resultado que os profissionais 40 e 50+ podem entregar. O Marketing de hoje é muito mais analítico, complexo e requer não apenas pessoas experientes, mas pessoas capacitadas, seja em qual idade forem.

Infelizmente, ao longo dos últimos 10 anos em que também estive à frente de cursos livres, dando aula e coordenando cursos de pós-graduação, a quantidade de pessoas acima de 40 e 50 sempre foi muito inferior aos mais novos. Esse cenário precisa mudar. Todos, independente da idade, precisam se atualizar e buscar uma formação mais moderna.

Acredito que o Mundo do Marketing tem um papel importantíssimo nessa causa, na medida em que promove os conteúdos mais atuais do mercado acessível a todos que buscam avançar e se manter em sua carreira. Mas podemos fazer mais e essa inquietação nos tomou conta bem no momento do lançamento do MBA Mundo do Marketing.

Por favor, não veja esse movimento como oportunismo. Lembra do começo do texto? Nós estamos como sapos em uma panela de água fervendo. Mas, como bons observadores do mercado, conseguimos ter uma visão diferente. E, por isso, para promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independentemente da idade, o MBA Mundo do Marketing criou o Programa Expert.

Ele nasce com uma iniciativa para oferecer mais acesso ao conhecimento a esses profissionais, por meio de bolsas de estudos. Assim, pessoas a partir de 40 anos, têm direito a 40% de desconto no valor do MBA e, os profissionais com 50 anos ou mais, terão 50% de desconto.

É um primeiro passo que estamos dando neste programa que, acredito, pode ser ainda maior. Assim como contribuímos para o mercado com nossos conteúdos que levam estagiários de vinte e pouquinhos anos à diretores de Marketing com trinta e poucos anos, esperamos que a formação do MBA possa diminuir em parte a discriminação etária no Marketing.

Como disse, hoje, o Programa Expert é uma iniciativa, mas a causa é grande, complexa e não vai acabar, ou diminuir, da noite para o dia. Por isso, estamos abertos a antenados para que o programa cresça em outras direções. O importante, e que está em nossa missão, é promover o mercado. Discutindo temas importantes como o Etarismo no Marketing, e oferecendo serviços, como o MBA, para um propósito muito maior. Afinal, um profissional desempregado é causa de muitos problemas.


Publicidade