Carta Aberta: 18 desafios dos 18 anos do Mundo do Marketing Bruno Mello 13 de março de 2024

Carta Aberta: 18 desafios dos 18 anos do Mundo do Marketing

         

Fundador do Mundo do Marketing traça um paralelo entre a evolução do Marketing e a trajetória do portal

Editorial Bruno Mello 18 anos
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Uma lista com 18 desafios pode parecer extensa, mas este volume é até pouco diante das dezenas de adversidades que todo empreendedor enfrenta diariamente. Adicione que este empreendimento está numa intersecção entre as áreas de tecnologia, Marketing e jornalismo e você pode imaginar o volume.

Este levantamento, no entanto, não tem como objetivo reclamar de nada, pelo contrário. Estou aqui para enaltecer o fato de termos vencido (às vezes em parte) todos esses desafios e, especialmente, mostrar os degraus que precisamos subir para chegar até aqui, sendo que muitos deles permanecem como desafios para os próximos 18 anos, pelo menos.

Spoiler: leia tudo que no final temos mais bastidores.

1º desafio: estar vivo

Tem sido comum encontrar amigos e colegas dizendo: “Nossa, 18 anos! Que vitória vocês estarem vivos, muitos ficaram pelo caminho”. Particularmente, não sei se comemoro ou se fico desolado. Afinal, “estar vivo” é consequência de ter passado por todos os desafios a seguir com muita luta e feridas ao longo do caminho. Mas sim, é motivo de alegria também, especialmente pela história que construímos e ainda vamos construir. Tem muita coisa boa pela frente!

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2º desafio: mudanças tecnológicas

Apesar de sermos nativos digitais, um negócio online demanda atualização e reinvenção constantes. Hoje, por exemplo, metade da nossa audiência é via mobile e mais da metade dela é apurada em outros meios digitais que não “o tradicional” portal de conteúdo. Aprendemos que o que importa é o conteúdo, seja onde estiver. As mudanças tecnológicas também tiveram impacto nos demais desafios a seguir.

3º desafio: mudança das pessoas

18 anos atrás, as pessoas consumiam somente o conteúdo que era oferecido e o que estava disponível. Hoje, elas escolhem o conteúdo e procuram de múltiplas formas o que querem. Nem todos vão até você. Você precisa ir até elas, nos inúmeros canais em que estão.

4º desafio: mudanças do mercado

O volume de soluções para Marketing explodiu. A complexidade do Marketing é exponencial. Está tudo muito mais rápido, cada vez mais descartável e passageiro. Quantidade, muitas vezes, se sobrepõem à qualidade. Resultados de curto prazo continuam ditando muitas relações.

5º desafio: comercial

No início, tínhamos a desconfiança de uma nova mídia, a verba para o digital não representava nem 10% do bolo e, hoje, temos a concentração na mídia programática / redes sociais. Driblamos essas dificuldades com eventos, projetos especiais, patrocínios e geração de leads.

6º desafio: mídias sociais

No boom das redes sociais, muitos portais como o nosso perderam nada menos do que a metade da audiência. Alguns anos antes e especialmente depois da pandemia, a audiência foi recorde. “Restou” o desafio de se fazer presente e relevante na mídia social.

7º desafio: concorrência

Marketing é como um coração de avó: abraça todo mundo. Desde empresas e profissionais competentes, até aventureiros. Nunca se falou tanto sobre Marketing como nos últimos anos e agora. Seja da forma correta, ou não. A profusão do Marketing de Conteúdo e Inbound também criou uma série de canais de informação, não necessariamente veículos de comunicação, mas que também criam conteúdos relevantes e disputam a atenção das pessoas.

8º desafio: comunicação

A profusão de conteúdo, de comunicação e mídias trouxe um desafio a mais para distribuir a notícia e a promoção de produtos. E isso não tem previsão de retrocesso, só avanço. O tempo das pessoas continua o mesmo, mas a atenção está cada vez mais fragmentada.

9º desafio: consistência editorial

Tivemos diversas fases editoriais em termos de volume e cobertura de assuntos, mas sempre mantemos a nossa essência. Vimos que não adianta ter volume de opção no cardápio se a saída dos “produtos” não andam na mesma velocidade e preferimos manter a linha editorial pautada pela relevância entre os acontecimentos, mercados, marcas, estudos, pesquisa e insights.

10º desafio: parcerias estratégicas

Ser “o mundo do Marketing” nos coloca em uma posição muito abrangente e corre-se o grande perigo de não ser nada para todo mundo. Existem inúmeras iniciativas importantes no Mundo do Marketing, mas precisamos escolher as nossas lutas. Não foi e não é fácil.

11º desafio: audiência

Sempre tivemos um público muito qualificado e tomador de decisão. São mais de 500 mil habitantes do Mundo do Marketing em nossa órbita. Os números de milhões no digital, no entanto, colocam uma pressão constante pelo crescimento, muito embora nossa entrega proporcional seja muito melhor.

12º desafio: comunidade

Audiência é diferente de comunidade e hoje vivemos na era da comunidade. A relação dos veículos de comunicação com a “sua audiência” sempre foi distante, às vezes até soberba. Isso tem mudado, é verdade, mas não tem sido fácil. Essa luta também é nossa.

13º desafio: foco

Ao longo desses 18 anos, não abraçamos nem metade do que “poderíamos” e as dezenas de iniciativas que tomamos em diversos momentos foram didáticas para nos ensinar que mesmo sendo “o mundo do Marketing”, precisamos de foco. E, para a nossa felicidade, o mercado consegue perceber muito bem o nosso posicionamento.

14º desafio: sociedade

Em 2013, tivemos uma grande ruptura entre os sócios (e irmãos). Ali, o Mundo do Marketing poderia ter acabado, mas 2014 foi o melhor ano da empresa até então, muito em virtude de tudo que estava sendo construído em conjunto por todos desde 2006. Somente 10 anos depois voltamos a trabalhar juntos. Agora, de forma ímpar.

15º desafio: investimento

Começamos com um investimento de R$ 6 mil durante todo o ano de 2006, mais as pequenas receitas das primeiras vendas já no último trimestre daquele ano, investidos para o ano seguinte. E assim foi até hoje, caminhando com recursos próprios, com exceção de 2009 e 2017, quando tivemos investimentos semente para projetos específicos.

16º desafio: geográfico

Grande parte do mundo do Marketing acontece em São Paulo, embora nossa sede tenha nascido e permanecido no Rio de Janeiro até a pandemia. Para equacionar esse desafio, foram horas e horas de telefonemas, voos e residência em São Paulo por dois anos pré-pandemia e, pós pandemia, milhares de videoconferências e muita ponte aérea. E contando…

17º desafio: equipe

Sempre tivemos uma equipe enxuta em termos de negócio e relativamente digna em termos de veículo de comunicação digital. Já tivemos mais pessoas antes, mas que faziam menos do que fazemos hoje em termos de resultado (e de trabalho também). É muita coisa!

18º desafio: não desistir

Desde antes do portal ter ido ao ar, nós fomos desacreditados. Se tivesse ouvido essas vozes, não estaríamos aqui. Mais, se um desses 17 desafios acima tivessem nos paralisados, e eles poderiam, não estaríamos aqui contando essa história. Que venham mais desafios. Se tem algo que me motiva a continuar, é um desafio.

Bruno Mello editor executivo do Mundo do Marketing


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