As 15 marcas que os consumidores mais têm dificuldades de escrever Bruno Mello 18 de setembro de 2023

As 15 marcas que os consumidores mais têm dificuldades de escrever

         

Estudo conduzido pela JOOR aponta alguns dos motivos pelos quais marcas do universo fashion tendem a ter os nomes confundidos pelos consumidores

As 15 marcas que os consumidores mais têm dificuldades de escrever
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De quantas maneiras o nome de uma marca pode ser escrito? Indo direto à resposta, a menos que tal marca possua um apelido capaz de contracenar em termos de apelo comercial com o nome titular, existe apenas uma maneira. Mas um estudo divulgado recentemente pela JOOR aponta que o termo Adidas chega a ser escrito de 556 mil maneiras diferentes na Internet.

Em meio às “formas alternativas” de se escrever o nome da gigante alemã, destaca-se a forma “Addidas”, termo utilizado nas buscas pela marca em pelo menos 470 mil ocasiões todos os meses. Outro equívoco comum é o termo “Adiddas”, que registra 38 mil buscas mensais.

Alvo mais comum destas maneiras criativas – e errôneas – sobre a escrita do próprio nome, a Adidas lidera o Top 15 de marcas globais de moda e vestuário cujos nomes são mais frequentemente deturpados na Internet. Para chegar a esta conclusão, a JOOR utilizou a ferramenta Ahrefs, que indicou que a marca alemã tem o nome mais comumente equivocado pelos consumidores no recorte da pesquisa.

Ao mesmo tempo, a pesquisa indica que há uma proporção mais saudável entre o número de buscas sobre a marca (16 milhões de buscas mensais) e o número de vezes que o termo Adidas é mal escrito, o que acontece, aproximadamente, em 3,4% das pesquisa – uma relação que não se repete para o restante do Ranking.

O restante do Ranking

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A segunda colocada Chanel registra 3,2 milhões de buscas mensais – mais de quatro vezes menos que a Adidas – e o nome da marca é escrito de forma equivocada em 408,7 mil buscas, o que significa dizer que o nome da empresa francesa é escrito erroneamente em 12,7% das pesquisas online.

Naturalmente, os citados equívocos não são acontecimentos que devem ser normalizados, mas, em casos específicos, os erros se tornam um pouco mais compreensíveis. É o caso da Swarovski, terceira colocada no Ranking, cujo nome utiliza letras e encontros consonantais incomuns a muitos idiomas.

Em função disso, a marca austríaca tem o nome deturpado 85,3 mil vezes na faixa de 2.9 milhões de buscas mensais, o que corresponde a uma taxa de frequência de erros equivalente a 2,9%. Entre as formas alternativas mais comuns de se escrever o nome da marca, destacam-se Swaroski (61 mil) e Swarvoski (16 mil).

Fechando o Top 5, a francesa Louis Vuitton aparece na quarta posição e acumula 2,3 milhões de buscas mensais com 78,7 mil erros (3,42% na taxa de frequência de erros), enquanto a Versace, quinta colocada, registra buscas mensais na casa dos 2,1 milhões com 64,5 mil erros (3,07% na taxa de frequência de erros).

Mas o grande destaque em termos de frequência de erros está na sexta posição, ocupada pela grife Jacquemus. A marca, cujo nome está ligado ao seu idealizador, Simon Porte Jacquemus, registra 41 mil buscas mensais, mas a taxa de erros, segundo a pesquisa, é de 42.350 – o que equivale a 103,2% de buscas equivocadas, nas quais se destacam termos como Jaquemus (35 mil buscas) e Jacquemes (2 mil buscas).

O restante do Top 15 é formado por:

7 – Asics: 37,4 mil erros em 2,1 milhões de buscas.

Erros mais comuns: Ascis e Ascics.

8 – Christian Dior: 30,3 mil erros em 2,3 milhões de buscas.

Erros mais comuns: Cristian dior e Christan dior.

9 – Moncler: 25,5 mil erros em 1 milhão de buscas.

Erros mais comuns: Monclair, Monclear e Monclare.

10 – Bottega Veneta: 25,1 mil erros em 738 mil de buscas.

Erros mais comuns: Botega, Botegga e Bottega venetta.

11 – Tommy Hilfiger: 23,4 mil erros em 4,3 milhões de buscas.

Erros mais comuns: Tommy hillfiger, Tommy hilfinger, Tommy hillfigure.

12 – Lacoste: 19,4 mil erros em 1,7 milhões de buscas.

Erros mais comuns: La coste, Locaste.

13 – Tag Heuer: 17,5 mil erros em 659 mil buscas.

Erros mais comuns: Tag huer, tag heur.

14 – Vivienne Westwood: 16,6 mil erros em 1,4 milhões de buscas.

Erros mais comuns: Vivian Westwood, Vivien westwood.

15 – Dolce and Gabbana: 16 mil erros em 111 mil buscas.

Erros mais comuns: Dolce gabana.

O que fazer para evitar erros quanto ao nome da sua marca?

Não é segredo que a seleção adequada do nome da marca é uma decisão crítica que pode impactar significativamente a popularidade e o sucesso da mesma. Afinal, como ressaltam os dados da pesquisa da JOOR, buscas equivocadas compõem um risco real, que pode afetar a performance de empresas iniciantes.

No Brasil, a OXXO oferece um case emblemático sobre o quão importante é a pronúncia e a escrita correta do nome de uma marca. Para sanar as dúvidas ortográficas dos consumidores, a rede mexicana abraçou o mundo informal dos memes para fortalecer o branding e adotou o slogan “se fala ó-quis-sô e tá sempre perto” na fachada de suas inúmeras lojas no país.

Pensando nestes desafios, a JOOR ofereceu cinco dicas para a criação de nomes fortes e bem assimilados entre o público:

1. Seja único – A indústria global é muito competitiva. Escolha uma marca que seja diferenciada e faça com que sua empresa se destaque dos concorrentes. 

2. O nome é reconhecível globalmente? – É essencial considerar as implicações linguísticas e culturais do seu nome. Ele precisa ser facilmente pronunciado e soletrado em diferentes locais, línguas e culturas, para evitar confusão e até associações negativas com a marca. Um conceito simples e reconhecível tornará a comunicação mais fácil, levando a uma maior comercialização e sucesso num contexto global.

3. É visualmente agradável? – Certifique-se de que o nome pode ser comunicado claramente através de cores, ícones e logos estéticamente agradáveis.

4. Crie uma história por trás do nome da sua marca – Criar o ‘quem’, o ‘quê’ e o ‘porquê’ por trás de uma empresa contribui para a definição do nome da marca perfeito, tornando-o mais pessoal e memorável, permitindo que os consumidores se identifiquem com ela.

5. Possui escalabilidade futura? – À medida que uma empresa cresce, a marca deve ser capaz de crescer junto com ela. Por isso, é preciso considerar se o nome da marca será relevante no longo prazo a fim de evitar a escolha de nomes que logo estarão desatualizados.

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OXXO - Clube Mundo do Marketing

 


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