WhatsApp e Instagram dominam a atenção de donos de smartphones no Brasil Bruno Mello 6 de junho de 2023

WhatsApp e Instagram dominam a atenção de donos de smartphones no Brasil

         

Pesquisa indica que YouTube se destaca pela versatilidade, enquanto os apps de apostas esportivas registram crescimento

WhatsApp e Instagram dominam a atenção de donos de smartphones no Brasil
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Recorra ao poder da memória e tente responder: quantos – e, se possível, quais – apps estão instalados neste momento no seu smartphone? Partindo do aporte dos dados, é possível afirmar que 90% dos leitores possuem o aplicativo padrão de chamadas, representado pelo ícone de um telefone, na tela inicial do aparelho. É o que indica a pesquisa “Uso de Apps no Brasil”, publicada pelo Panorama Mobile Time/OpinionBox.

Sobre os aplicativos instalados espontaneamente pelos brasileiros, a dupla “Whats-Gram” (WhatsApp e Instagram) reina em absoluto. Classificados como “superapps”, o par de aplicativos da Meta são os únicos presentes na tela inicial de mais da metade dos smartphones brasileiros, e registraram um crescimento significativo nos últimos seis meses. Durante o período, o WhatsApp subiu de 54% para 59% a sua presença na tela inicial do smartphone brasileiro, enquanto o Instagram saltou de 46% para 55%.

Além disso, 53% dos participantes da pesquisa afirmaram que o WhatsApp é o aplicativo aberto mais vezes ao longo do dia, enquanto o Instagram é o campeão no quesito tempo de uso: 36% dos entrevistados passam mais tempo na rede social do que em quaisquer outros apps.

Provocados pela proposta de um panorama no qual poderiam instalar apenas um aplicativo no smartphone, 50% dos respondentes compartilharam a predileção pelo WhatsApp. Instagram (15%), YouTube (5%), Facebook (3%) e Google (2%), fecham o ranking de favoritos. 

Além do Whats-Gram – a versatilidade do YouTube 

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A terceira posição no ranking de aplicativos mais populares nos smartphones brasileiros é ocupada pelo Facebook, outro aplicativo da Meta, presente na tela inicial de 39% dos aparelhos. Fecham o Top 5 Nubank (16%) e YouTube (15%).

Embora menos presente nas telas iniciais, o YouTube ocupa a quarta posição na lista de apps mais abertos ao longo do dia (3%), e a terceira posição tanto no ranking de aplicativos nos quais os brasileiros passam mais tempo (7%), quanto nas predileções em um panorama de escolha de um único aplicativo (5%).

A plataforma também se destaca como um dos apps preferidos para acompanhar podcasts, com 29% das menções – 3% a menos que o Spotify, líder da categoria – e é o segundo aplicativo mais utilizado para fins educacionais, registrando 18% das menções na categoria “cursos no smartphone”, liderada pela plataforma Hotmart, preferida por 25% dos respondentes.

Queda e ascensão 

Popularizado por títulos como Candy Crush, Free Fire e Minecraft, o mercado de jogos móveis está em queda nos smartphones brasileiros. Em três anos, a proporção de uso dos aparelhos para sessões de jogatina caiu de 63% para 45%. Neste recorte, o jogo Candy Crush continua sendo o título mais popular, citado por 10% dos respondentes como o game mais jogado.

Em contrapartida, as apostas esportivas ganham cada vez mais espaço. Atualmente, 25% dos brasileiros que possuem um smartphone, já apostaram dinheiro em apps de apostas esportivas. Os aplicativos mais utilizados para fazer e acompanhar apostas, segundo os respondentes, são Bet365 (18%), Betano (13%) e Blaze (8%).

Também em franca ascensão, o TikTok ocupa espaços privilegiados em diversos cenários analisados pela pesquisa. Na décima posição no ranking de aplicativos mais comuns nas telas iniciais, a rede social chinesa também se encaixa na lista de apps que recebem maior tempo diário dos brasileiros (3%) e está instalada em 41% dos smartphones – posicionando-se acima de plataformas como Twitter (33%) e LinkedIn (31%).

Um app multiuso 

Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Gabriel Porto, CMO do Sem Parar, falou sobre a importância do desenvolvimento do app próprio da marca, capaz de acompanhar novas demandas operacionais impostas pela expansão da marca para além dos serviços de pedágio e assumir um importante papel como uma ferramenta de oferta de múltiplas funcionalidades aos clientes.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

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