Vídeos penetraram 99,2% dos lares brasileiros no primeiro semestre de 2023 Bruno Mello 27 de julho de 2023

Vídeos penetraram 99,2% dos lares brasileiros no primeiro semestre de 2023

         

Versátil, formato audiovisual é consumido em aparelhos de TV, smartphones e desktops, e consolida sua eficiência no mercado mercadológico nacional

Vídeos penetraram 99,2% dos lares brasileiros no primeiro semestre de 2023
Publicidade

As produções audiovisuais entraram em 99,2% dos 74 milhões de domicílios brasileiros no primeiro semestre de 2023. Os números, divulgados pela Kantar IBOPE Media, apontam a consolidação do vídeo como o formato mais abrangente, eficiente e promissor no contexto mercadológico nacional.

Os dados dizem respeito tanto a vídeos distribuídos pela TV Linear – redes de TV abertas e por assinatura – quanto online, que podem chegar ao consumidor através das telas de smartphones, tablets, computadores e aparelhos de TV conectados à internet.

Neste recorte, a TV linear lidera a distribuição de conteúdo em vídeo, com uma participação de 77% no share total. Já os 23% que completam a parcela descrevem a audiência dos canais digitais.

A pesquisa aponta, também, que os brasileiros gastaram, em média, 3,3 horas diárias consumindo vídeos online pelos aparelhos de TV, enquanto a média total dos devices chegou a 2,18 horas – uma diferença de 44 minutos.

Realidades regionais

Publicidade

No Rio de Janeiro e em Curitiba, a média de alcance doméstico do vídeo superou a média nacional e chegou a 99,6%. A Capital Paranaense também se destaca pela taxa de uso dos smartphones para o consumo de conteúdos audiovisuais online. Na cidade, 41% dessas produções são telespectadas nestes aparelhos.

Ainda em Curitiba, o consumo de conteúdo exclusivamente online chega a 20%, o recorde no país, e em um dia considerado típico, ao menos 15% do alcance dos vídeos é exclusivo dos canais online – 20%, quando combinados com a TV Linear. Já no Distrito Federal, 27% de todo o conteúdo em vídeo é consumido em canais digitais, taxa significativamente maior que a média nacional (23%).

Analisando o consumo em outras metrópoles, a pesquisa descobriu que a TV Linear ocupa 85% do share em Belo Horizonte. Além disso, em comparação à média nacional, os telespectadores da Capital Mineira assistem a vídeos online na TV por 58 minutos a mais do que em outros outros aparelhos, e representam o maior share de consumo de vídeo online via desktop (12%).

Leia também: Profissionais de Marketing elegem vídeo como o melhor formato para as redes sociais 

Por que o vídeo é um formato crucial para o mercado publicitário?


Publicidade