A venda de passagens rodoviárias pela internet aumentou 49,5% em todo o Brasil durante a Copa do Mundo, segundo balanço da ClickBus, portal especializado na área. Levando-se em consideração as 12 capitais que receberam jogos do Mundial, o crescimento foi ainda mais representativo, de 71%. As viagens de ônibus foram uma alternativa mais baratas para os visitantes que quiseram fugir dos custos das passagens aéreas, cujas tarifas subiram, em média, 21,95% no período, segundo do IBGE.
As cidades de Recife e Fortaleza registraram os índices mais elevados de aumento de vendas de passagens rodoviárias no período: 709% e 665%. Em seguida, veio Salvador, com 271%, Brasília, com 201%, Belo Horizonte, com 116% e Cuiabá com 102%. Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba registraram crescimentos respectivos de 67%, 54%, 30% e 21%.
Além de brasileiros, passagens foram vendidas para mais de 50 nacionalidades na Clickbus. As 5 nacionalidades mais representativas no volume de vendas foram Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Alemanha e México. Além do preço inalterado dos bilhetes de ônibus, que é regulado pelo governo, a indisponibilidade de passagens aéreas também favoreceu o setor.
Leia também: Oportunidades para a Copa do Mundo de 2014. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.