Vejo profissionais e marcas mortas Bruno Mello 22 de maio de 2023

Vejo profissionais e marcas mortas

         

Bruno Mello analisa como o Data Driven será cada vez mais importante para quem atua com Comunicação e Marketing e prevê obsolescência a quem não enxergar isso

Vejo profissionais e marcas mortas
Publicidade

Não sou vidente, muito menos tenho bola de cristal, mas ao longo dos últimos anos muitas observações nossas e de especialistas que ouvimos se concretizaram. A primeira foi quando o Marketing perderia sua relevância por não conseguir medir nem comprovar os resultados. Quem atua  na área há mais de 10 anos viu quando, a cada crise, se perdia verba e havia muitos cortes de projetos e de pessoal.

A segunda foi a retomada desse cenário nos últimos anos. O Marketing poderia recuperar o seu posto de protagonista como nunca antes visto quando passasse a utilizar tecnologia, medir tudo, analisar e comprovar o retorno sobre o investimento. A comprovação veio em pesquisa que realizamos recentemente.

Os profissionais ouvidos no Marketing Landscape 2023 afirmaram que a relevância do Marketing aumentou (71,19%) ou se manteve igual (22,88%) nos últimos anos. Prova disso é que os investimentos também aumentaram. A verba de Marketing cresceu nos últimos dois anos em 62,71% das companhias e em 19,92%, se manteve igual. Para 2023 e 2024, a expectativa de 69,07% é que a rubrica aumente e a de 22,46% se mantenha na mesma proporção.

Existe, contudo, um cenário obscuro em uma parcela de profissionais e marcas que ainda não enxergaram que precisam acordar para a orientação por dados e resultados, desde os mais simples até os mais profundos. Vai chegar um dia, e não será muito distante, em que essas empresas morrerão por não conseguir crescer por conta da miopia de não enxergar os números da forma como eles devem ser vistos.

Sabemos que é cada vez mais complexo ganhar participação de mercado, crescer, vender, conquistar grande relevância de marca em curto a médio prazo sem que os indicadores lhe ajude nesta missão. Mas é preciso mudar a cultura. É necessário mudar o jeito de pensar. Se fazer novas perguntas e buscar novas soluções.

Publicidade

Sem nenhuma dúvida, os profissionais que responderam que estão vendo mais importância do Marketing e estão administrando uma verba maior são aqueles que estão utilizando tecnologia e as métricas a seu favor. Note: elas não são o fim e, sim, o meio para você desenvolver uma nova estratégia e buscar novas soluções para um mesmo ou novo problema.

Profissionais de Marketing e Comunicação que ainda são resistentes aos números vão desaparecer do mercado na mesma proporção daqueles que um dia negaram o Marketing Digital. As marcas que não forem data driven vão morrer. Podemos afirmar isso com toda certeza. Não existe mais espaço para o achômetro ou para resistência aos números.

Recentemente, em uma das maiores empresas do mundo e líder em seu mercado, o diretor de Marketing me listou as dezenas de métricas que controla e esse será o seu principal foco. Está na hora de repensar como você está pilotando a sua carreira e o Marketing se não estiver de mãos dadas com os números.

Acesse o Marketing Landscape 2023 e saiba mais sobre a realidade do profissional de Marketing do Brasil.


Publicidade