<p>Converse com um especialista em marca e ele vai lhe convencer de que voc&ecirc; resolver&aacute; todos os problemas da sua empresa com branding. Fale com um profissional de relacionamento e ele lhe dar&aacute; raz&otilde;es de sobra para focar todos os esfor&ccedil;os da empresa no cliente. Fa&ccedil;a uma reuni&atilde;o com um especialista em Marketing interno e ele vai mostrar que, sem envolver todos os colaboradores da companhia, nada vai para frente. Voc&ecirc; tem que fazer endomarketing.</p> <p>Converse com um especialista em Marketing Digital e ele vai lhe mostrar casos de sucessos de intera&ccedil;&atilde;o com o consumidor on-line que voc&ecirc; precisa implementar para ontem na empresa antes que ela morra. Afinal, o mundo, e os consumidores, est&atilde;o na internet. &Eacute; aqui que se faz relacionamento e se vende hoje e vai se vender amanh&atilde;. Fa&ccedil;a um teste tamb&eacute;m com os profissionais de pesquisa. Depois disso, voc&ecirc; n&atilde;o far&aacute; mais nenhuma a&ccedil;&atilde;o sem realizar uma pesquisa antes, durante e depois de tudo.</p> <p>Converse com uma consultoria em estrat&eacute;gia. Eles provar&atilde;o que segmenta&ccedil;&atilde;o e mensura&ccedil;&atilde;o de resultados, o famoso ROI, &eacute; determinante para o sucesso da empresa no curto, m&eacute;dio e, sobretudo, no longo prazo. Neste mesmo caminho, h&aacute; os especialistas em comportamento do consumidor. Eles tamb&eacute;m v&atilde;o deixar cristalizado o qu&atilde;o importante &eacute; conhecer cada pessoa que compra o seu produto ou um potencial cliente para desenvolver produtos customizados.</p> <p>V&aacute; al&eacute;m tamb&eacute;m. Bata um papo com soci&oacute;logos e antrop&oacute;logos especialistas em consumo e eles lhe dar&atilde;o argumentos de sobra sobre a import&acirc;ncia de olhar o consumidor sob um novo &acirc;ngulo. Afinal, o consumidor mudou e a sua empresa precisa mudar. Consulte ainda quem tem vis&otilde;es atuais do mercado. Eles dar&atilde;o exemplos concretos de que s&atilde;o as experi&ecirc;ncias e as sensa&ccedil;&otilde;es que fazem as pessoas comprar hoje.</p> <p><strong>&Eacute; caso de vida ou morte</strong><br /> N&atilde;o se esque&ccedil;a de conversar com os designers. Eles lhe mostrar&atilde;o diversos casos de sucesso de mudan&ccedil;a de embalagem que multiplicaram as vendas dos produtos. Nesta mesma linha, t&ecirc;m o pessoal de Trade Marketing. Quando voc&ecirc; souber que presen&ccedil;a e diferencia&ccedil;&atilde;o no ponto-de-venda s&atilde;o respons&aacute;veis por boa parte do seu faturamento, ou voc&ecirc; vai investir em gerenciamento de categoria e em a&ccedil;&otilde;es promocionais, ou vai determinar a morte do seu produto.</p> <p>Os especialistas em inova&ccedil;&atilde;o n&atilde;o podem ficar de fora deste f&oacute;rum. Afinal, a empresa tem que inovar sempre. Se a sua companhia for de massa, n&atilde;o adianta. Ter&aacute; que trocar ideias com quem entende de baixa renda. Eles v&atilde;o mostrar o poder da base da pir&acirc;mide que voc&ecirc; est&aacute; desprezando desenvolvendo produtos para a classe A e como deve mudar tudo na empresa para atender a nova classe m&eacute;dia.</p> <p>A sustentabilidade n&atilde;o pode ser esquecida daqui para frente. A sua empresa j&aacute; teria que ter algu&eacute;m pensando nisso e disseminando para todos os stakeholders. E, claro, voc&ecirc; tem que comunicar tudo isso muito bem e precisar&aacute; daquela ag&ecirc;ncia de publicidade que tem ideias muito criativas. Grandes ideias. &Eacute; disso que as empresas precisam. Agora est&aacute; bom.</p> <p>O grande problema &eacute; que as empresas pensam e desenvolvem estes projetos isoladamente. Quando o fazem, o que &eacute; pior ainda. Cada hora uma especialidade &eacute; a bola da vez. Pensando e agindo assim, o foco fica restrito, quando neste caso deveria olhar o todo. Marketing &eacute; isso. &Eacute; hol&iacute;stico. &Eacute; tudo isso que falamos e mais um pouco. Ao mesmo tempo, agora. Vamos parar de pensar uma coisa separada da outra achando que ela resolve todos os problemas. &Eacute; um grande desafio, sem d&uacute;vidas, mas est&aacute; na hora de mudar a forma de fazer Marketing.</p>
Vamos pensar no Marketing de forma holística?
19 de novembro de 2009
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