Tudo de bom, tudo de bem: a nova etapa da Danone no Brasil Bruno Mello 15 de maio de 2023

Tudo de bom, tudo de bem: a nova etapa da Danone no Brasil

         

Centenária, marca francesa passou por um complexo processo de rebranding para ressaltar o peso da marca mãe e levar boas histórias ao público

Tudo de bom, tudo de bem: a nova etapa da Danone no Brasil
Publicidade

Tudo de bom, tudo de bem. Esta é a frase que dá tom à primeira campanha masterbrand da Danone no Brasil. O momento da centenária marca francesa é dedicado a levar às pessoas histórias que envolvem os diferenciais, as inovações e o cuidado da empresa tanto em relação aos produtos que desenvolve quanto em relação às necessidades dos clientes.

Para chegar a esse momento, a Danone passou por um complexo processo de rebranding  que alterou paradigmas de gestão e uniu todo o portfólio de produtos sob o selo da marca mãe. O novo posicionamento coloca em evidência grandes tópicos de importância para a empresa, como os ideais de saudabilidade, sustentabilidade e inovação.

Vencidos os desafios intrínsecos aos processos de rebranding, a operação fortaleceu ainda mais o nome Danone, que agora, leva de forma unificada a mensagem sobre os diferenciais de um mundo de produtos aos destinatários mais importantes para o bem-estar da marca. “Agora, somos uma Danone só, e queremos contar as nossas histórias para os consumidores, para a sociedade, e para os nossos stakeholders”, afirma Marcelo Bronze, Diretor de Marketing da Danone, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Comunicando a marca mãe 

Reconhecida globalmente por produtos como Danoninho, Danette e Activia, a Danone se tornou parte da vida de consumidores de diferentes. Com o tempo, a abrangência do portfólio da marca estabeleceu uma curiosa tríade operacional no núcleo da empresa. “Há um ano e meio, a Danone era composta por três empresas em uma. Tínhamos uma operação que comandava o negócio de águas, uma empresa que comandava o negócio de lácteos e refrigerados e outra que comandava o negócio de nutrição especializada”, explica Bronze.

Publicidade

Enquanto ativa, a trinca operacional fez com que cada parte enxergasse suas próprias categorias e produtos e pouco se identificassem como uma única Danone – o que evidenciou  a necessidade de um reposicionamento para reunir as divisões da empresa sob a tutela da marca mãe. “A fusão interna trouxe o desafio de juntar todas as nossas marcas e categorias e entender como estamos presentes na jornada e na vida das pessoas, do nascimento até o envelhecimento”, explica.

O sucesso do reposicionamento passou por um profundo exercício de perguntas e respostas em busca da compreensão de um quadro comunicativo saudável para o processo. “Precisamos resolver o quebra-cabeça: que atributos são relevantes para todas as marcas de uma única maneira? Como posso falar sobre a empresa que faz Danoninho e, ao mesmo tempo, Aptanutri? Foi preciso entender o que a marca mãe empresta para as marcas e o que a marca mãe toma das marcas”, admite o Diretor. 

Dois pilares para o novo posicionamento 

Mais que um mero slogan, a frase “Tudo de bom, tudo de bem” compõe os dois pilares essenciais do novo posicionamento da Danone. Na divisão do mote, a primeira parte, “tudo de bom”, se refere às diretrizes de produção da empresa, que norteiam a fabricação de produtos saudáveis e saborosos. “Nunca lançaremos um produto que não possua essas duas características. Quando falamos de saudabilidade, 96% do portfólio vendido hoje no Brasil pode ser consumido diariamente sem danos à saúde dos clientes”, afirma Bronze.

Vivendo um momento propício para contar boas histórias sobre as coisas sobre as quais se orgulha, a Danone prova a veracidade dos ideais de saudabilidade a partir de um cenário recém-implementado no país. “Sob a nova legislação que a Anvisa produtos devem declarar alto teor de sódio, açúcares e gorduras em sua composição. Praticamente, todo o nosso portfólio não irá carregar esses selos, e nos orgulhamos disso. Esses são alguns exemplos do que a Danone faz no tema Tudo de Bom”, prossegue.

Enquanto isso, o segundo pilar, “tudo de bem”, se divide em tópicos cruciais para a marca: sociedade e sustentabilidade. “No Brasil, a Danone foi a primeira grande empresa de alimentos e bebidas a obter a Certificação B, um programa global super importante que reconhece boas práticas realizadas pelas empresas em prol da cadeia inteira, aplicando soluções sustentáveis desde a relação com os fornecedores até a entrega dos produtos e o impacto no planeta”, finaliza o Diretor de Marketing.

Junte-se ao Clube

Durante o bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Marcelo Bronze destacou a utilização da Inteligência Artificial para aprimorar a comunicação na Danone e a estratégia de desenvolver produtos a partir das reais necessidades dos clientes. O Diretor de Marketing também discutiu a relação entre os propósitos sustentáveis e como isso se relaciona com os atributos valorizados pela geração Z. Acesse:

Leia também: Da dificuldade ao sucesso: como a pandemia contribuiu para o rebranding do Grupo Cogna


Publicidade