Transformação digital: os cuidados a serem tomados ao acelerar o processo Bruno Mello 26 de fevereiro de 2024

Transformação digital: os cuidados a serem tomados ao acelerar o processo

         

Seguir a tendência ditada por 85% das empresas líderes globais pode ser um “tiro no pé” caso o processo de transformação não seja acompanhado por leituras de realidade

Transformação digital: os cuidados a serem tomados ao acelerar o processo
Publicidade

85% das empresas líderes globais estão focadas em acelerar a própria transformação digital, conforme aponta a Deloitte em um estudo publicado recentemente. Este é um cenário bifurcado: enquanto algumas corporações se consideram atrasadas e precisam adotar novas tecnologias com urgência, outras já adotaram boa parte dos recursos digitais disponíveis, mas acreditam que algo ainda está faltando.

Em vista disso, o mercado de transformação digital deverá crescer de US$ 1,6 bilhão (2023) para US$ 4.4 bilhões até 2030, segundo apontam previsões construídas pela Modor Intelligence. 2024, em especial, deverá ser um ano de grandes mudanças, avanços e desafios no processo de evolução tecnológica para os líderes de negócio e, em especial, executivos C-Level.

Neste panorama, empresas de diferentes segmentos e portes estão se digitalizando quando, por exemplo, usam a tecnologia e suas variáveis para conquistar mais eficiência ou aumentar a produtividade. A automação de processos confere mais velocidade na experiência do cliente, e a personalização anda lado a lado com os objetivos das organizações.

Passos importantes

Para Elisabete Mleczak, VP da Connectis, o caminho para fazer de 2024 um marco no processo de transformação digital depende de alguns passos fundamentais. Ela destaca que, antes de seguir uma tendência ou abordar um único problema interno, é necessário fazer uma avaliação abrangente de necessidades para encontrar soluções que possam coexistir bem no ambiente.

Publicidade

Mleczak prossegue, ressaltando que buscar soluções personalizadas de acordo com a especificidade de cada setor e definir KPIs para uma medição constante garante que as soluções tecnológicas permaneçam alinhadas com os objetivos de negócios.

Os cuidados previnem que as operações invistam recursos em um processo de adoção cega, sem avaliação abrangente, principalmente durante a realização de processos de inovação tecnológica em larga escala, pode levar a consequências indesejadas, como a   Interrupção do fluxo de trabalho, a resistência interna na organização, custos imprevisíveis,   ameaças à segurança dos dados e a falha ao alcançar as expectativas de crescimento.

Leia também: Como identificar a melhor forma de mensurar seu desempenho digital?

Clube Mundo do Marketing


Publicidade