Para contar a trajetória de inovação por trás das embalagens longa vida, a Tetra Pak lançou um vídeo em 360º que aborda o passo a passo da produção de uma caixinha. Toda a praticidade e conveniência disponíveis ao consumidor são apresentadas em realidade virtual, numa jornada que reúne ângulos inusitados do processamento e envase de alimentos e bebidas.
A experiência imersiva, que leva os espectadores a viajarem por diversos ambientes, é feita com o uso dos óculos especiais, sejam eles gadgets elaborados ou simples cardboards, que possibilitam a sensação de completa imersão na história. Para o projeto, foram gravados mais de 420 minutos de arquivo em vídeo, com oito câmeras diferentes. Os equipamentos para captura das imagens foram desenvolvidos especialmente para o projeto, que percorreu aproximadamente de 5.200 quilômetros de estradas, cruzando mais de 20 municípios.
A história começa nas florestas de eucalipto e nos canaviais, fontes dos dois principais materiais utilizados nas embalagens cartonadas: o papel com selo de manejo sustentável e o plástico renovável. A partir daí, a viagem segue pela fábrica da Tetra Pak com a produção das embalagens e continua por dentro das máquinas de processamento e envase, momento em que o alimento é tratado e acondicionado de forma segura, preservando por mais tempo suas características.
Na sequência, as caixinhas ganham as gôndolas dos supermercados até chegarem às mesas dos consumidores, onde oferecem leites, sucos e diversas opções nutritivas para toda a família. Após seu consumo, as embalagens trilham a rota da reciclagem, quando são devidamente separadas nas cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Além da exibição por meio do cardboard, a Tetra Pak disponibilizou o conteúdo em seus canais no YouTube e Facebook. Basta acessar e conferir a história em realidade virtual. A ação tem como objetivo contar parte da história da marca, que completa 60 anos de atuação no Brasil.
Leia também: Embalagem: de um invólucro até uma diferenciação de mercado – estudo exclusivo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.