Tendências em Digital e Mídia para 2018 23 de janeiro de 2018

Tendências em Digital e Mídia para 2018

         

Marketing controlado por voz, inteligência artificial e visão holística do ROI de Marketing são alguns dos destaques das Previsões Anuais da Kantar Millward Brown

Publicidade

O ano de 2018 será desafiador para quem trabalha com Marketing e comunicação, com muitas transformações nas abordagens de dialogar com o consumidor, novas tecnologias e diferentes formas de segmentação do target e avaliação do ROI de Marketing. De acordo com o relatório de Previsões Digital & Mídia 2018, da Kantar Millwar Brown, neste ano, veremos mais transformações no cenário digital que contribuirão fortemente para todo o ecossistema de mídia, portanto os anunciantes devem buscar entender suas atividades holisticamente.

Oito tendências estão no radar da empresa:

1 – Os anunciantes começarão pela história: A produção de conteúdo deve ganhar força nas estratégias, e as marcas começarão a buscar formas novas e mais inspiradoras de contar histórias que irá muito além da veiculação de anúncios e campanhas publicitárias. A criação de conteúdo será o norte para tudo o que a marca faz, permitindo uma maior flexibilidade de personalização de formatos e mídias.

2 – O brand entertainment rouba a cena: Território antes explorado somente por um grupo seleto de grandes diretores e celebridades, hoje se expande para também explorar conteúdo patrocinado por marcas, com filmes de curta e longa metragem, que permitem criar conexões e experiências mais profundas com os consumidores.

3 – O Marketing em um mundo controlado por voz: A chegada do controle por voz trará novas oportunidades para o mercado: As pessoas são relativamente favoráveis à ideia de receberem publicidade pelo seu assistente de voz, mas para evitar rejeição, as agências devem permitir que os usuários tenham o controle para decidir quando desejam interagir com as marcas em dispositivos inteligentes.

Publicidade

4 – Maior investimento para as plataformas fechadas (walled gardens): Veremos um papel ainda mais forte dessas plataformas, principalmente por conseguirem cobrir targets específicos e por terem audiências validadas. No entanto, os anunciantes devem continuar influenciando a discussão para maior transparência da entrega nessas plataformas.

5 – De algoritmos para Inteligência Artificial: Machine learning e outras formas de tecnologia de I.A. começarão a fazer cada vez mais parte do dia a dia de quem trabalha com Marketing – permeando o planejamento até a execução de campanhas. Provavelmente dependeremos menos dos “gurus" do Marketing para gerar resultados.

6 – Plataformas de streaming over the top (OTT): O desafio será combinar a popularização dessas plataformas e o comportamento do consumidor para gerar eficiências nas estratégias de marca, criação de diferentes formatos de vídeo e elaboração de táticas diferenciadas para campanhas multi-telas.

7 – CrossMedia para uma avaliação holística do ROI de Marketing: Em 2018, após a retirada de investimento de grandes anunciantes de plataformas digitais, as marcas estarão focadas em avaliar a publicidade on e offline como um todo para então ter o entendimento de como o Digital está contribuindo para todo o ecossistema de mídia.

8 – O ROI de mídia será sobre a jornada: Nesse ano, o ROI de Mídia será sobre comprovar o impacto de uma jornada interativa, rápida, que combinará a criação (conteúdo, e não apenas anúncios) com a mídia (parcerias, não apenas comprar espaço publicitário), com o objetivo de entender não só vendas, mas também o retorno sobre o impacto nos resultados de marca.

Leia também: 7 tendências que guiarão as mudanças no futuro – conteúdo para assinantes do Mundo do Marketing Inteligência.


Publicidade