SXSW: IA aumentará expectativa de vida humana para 100+ anos Bruno Mello 22 de março de 2024

SXSW: IA aumentará expectativa de vida humana para 100+ anos

         

Participante do evento, Leonardo Queiroz compartilhou insights captados em palestras que se debruçaram sobre a participação da IA no setor de saúde

SXSW: IA aumentará expectativa de vida humana para 100+ anos
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“A saúde irá mudar a forma que a fazemos Marketing daqui em diante”. Este foi um dos insights destacados por Leonardo Queiroz, Sócio e VP de Growth da Cogna Educação, que participou da recém-encerrada edição do evento de tecnologia SXSW 2024.

Ao Clube Mundo do Marketing, Queiroz explicou que a evolução da Inteligência Artificial foi um tópico recorrente em muitas palestras, e pontuou que os desdobramentos da tecnologia devem impactar significativamente as atuais estruturas de consumo.

Neste panorama, a relação entre saúde, Inteligência Artificial e o Marketing deverá adquirir novos contornos em um curto espaço de tempo. “Vi muitas palestras sobre esse assunto, e os especialistas postulam que a partir de 2045, a quantidade de pessoas ultrapassando os 100 anos vai aumentar absurdamente, por diversos motivos”, compartilha o VP.

Longevidade em pauta

 Viver mais do que permite a biologia é um antigo desejo humano. E embora a Inteligência Artificial não deva conseguir driblar as regras da natureza em um futuro próximo, empresas e pesquisadores estão desenvolvendo aplicações para transformar a IA em uma ferramenta para a democratização da vida após os 100 – um objetivo perfeitamente tangível, segundo os palestrantes do SXSW.

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A citada tangibilidade parte do pressuposto de que, à medida que evolui, a Inteligência Artificial será capaz de mensurar volumes de dados cada vez maiores de forma extremamente rápida. Dessa forma, pesquisadores da área da saúde estão trabalhando para encontrar maneiras eficientes de mensurar os dados médicos de um indivíduo e, posteriormente, fabricar produtos medicinais individualizados para cada um.

O trabalho já está sendo feito por uma ONG que compartilhou suas experiências na SXSW. “Eles estão mapeando o sistema imunológico – que corresponde a 80% das causas de morte – de cada indivíduo participante do estudo. A partir disso, é possível fabricar um remédio único para cada situação e indicar com precisão as necessidades individuais de cada paciente, dizendo o que eles precisam comer e beber no dia-a-dia e quais nutrientes precisam fazer parte da dieta”, conta Queiroz.

Outra frente destacada pelo VP são as pesquisas que utilizam o poder da Inteligência Artificial para eliminar os efeitos colaterais provocados por drogas psicodélicas e outros medicamentos. “Alguns estudos estão buscando maneiras de tirar os efeitos nocivos dos psicodélicos, como as alucinações, e os efeitos colaterais de medicamentos como o Ozempic, por exemplo, sem prejudicar os benefícios proporcionados por cada um”, explica.

Para Queiroz, estes avanços deverão dar início a uma nova era de consumo e mudar a forma com que as pessoas enxergam a própria vida. “A saúde vai mudar a forma que fazemos Marketing de agora em diante, porque a forma de consumo vai passar por uma mudança e, na minha opinião, ela será rápida. Daqui a dez anos, nossa forma de consumir será muito diferente, e nossa forma de enxergar o mundo se transformará ao longo da década”, finaliza.

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Clube Mundo do Marketing


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