Surpresa, expectativa e medo se tornam presentes às vésperas do Carnaval Bruno Mello 9 de fevereiro de 2024

Surpresa, expectativa e medo se tornam presentes às vésperas do Carnaval

         

Sentimentos tomam conta das redes sociais em meio ao receio da dengue e dos roubos

Surpresa, expectativa e medo se tornam presentes às vésperas do Carnaval
Publicidade

Carnaval nem sempre é sinônimo de alegria e festa. Os usuários de redes sociais em todo o Brasil expressaram surpresa, medo e expectativa em torno do tema da segurança do Carnaval, já que a Prefeitura do Rio de Janeiro declarou uma emergência de saúde em resposta a um aumento de casos de dengue, isso apenas uma semana antes do início das festividades.

Outro ponto sensível é o receio dos foliões serem assaltados. No primeiro fim de semana de pré-carnaval na cidade de São Paulo, por exemplo, houve a prisão de 23 pessoas suspeitas de roubo e furto de celulares durante os cortejos de rua. Os números foram divulgados em balanço de operações da Secretaria de Segurança Pública de SP (SSP) nesta segunda-feira, dia 5. Segundo dados da pasta, pelo menos 83 celulares e 146 cartões de banco foram apreendidos com os detidos.

No Instagram os usuários expressaram surpresa esmagadora, já no TikTok as emoções mais registradas foram o medo e a surpresa, enquanto a expectativa dominou no LinkedIn, de acordo com o último Relatório de Clima Emocional (ECR) da agência Latam Intersect PR, ferramenta que é uma espécie de ‘’raio-x’’ das emoções experimentadas nas plataformas digitais.

Os dados foram gerados pelo parceiro estratégico da agência, Delta Analytics BV, cuja tecnologia Associative HyperSearch analisou nove emoções principais expressas em torno do tema da conversa “Segurança do Carnaval” no Brasil, em seis das plataformas de mídia social mais populares na quarta-feira, 7 de fevereiro.

Aqueles que comentaram sobre o tema segurança do Carnaval no Instagram expressaram 64% de surpresa, enquanto que os comentaristas do TikTok registraram 32% de medo e surpresa, cada. Os usuários do Facebook registraram uma divisão entre cinco emoções: expectativa, medo, tristeza, felicidade e surpresa, enquanto o Twitter e o YouTube registram a surpresa como emoção dominante.

Roger Darashah, codiretor da Latam Intersect PR, explicou que Como o ano passado foi o primeiro Carnaval oficialmente ‘normal’ desde a pandemia, os usuários de redes sociais no Brasil parecem ter sido pegos de surpresa enquanto o país é atingido por mais reveses. Resta saber até que ponto o aumento de casos de dengue e o medo dos roubos afetarão as festividades.

Leia também: Childhood Brasil realiza campanha contra a violência sexual neste Carnaval

Clube Mundo do Marketing


Publicidade