<p>Medir o Retorno sobre o Investimento das a&ccedil;&otilde;es de Marketing &eacute; um Bicho de Sete Cabe&ccedil;as. Esta &eacute; a conclus&atilde;o da pesquisa realizada pelo Mundo do Marketing e pela TNS Research International. O levantamento realizado com executivos de Marketing de empresas brasileiras, multinacionais, pequenas, m&eacute;dias e grandes mostrou as barreiras enfrentadas quando o assunto &eacute; ROI.</p> <p>Barreira &eacute; pouco para exemplificar o que se passa quando o assunto ROI cai na mesa de um profissional de Marketing hoje em dia. Enquanto alguns poucos falam com normalidade sobre o assunto, pois o executam diariamente, muitos sentem frio na espinha, literalmente. Por v&aacute;rios motivos. E o Bicho de Sete Cabe&ccedil;as ganha forma com as principais raz&otilde;es apontadas na pesquisa para que as empresas n&atilde;o se dediquem a medir o retorno sobre o investimento.</p> <p>Falta cultura orientada por resultados, dom&iacute;nio t&eacute;cnico, informa&ccedil;&atilde;o, crit&eacute;rios para medi&ccedil;&atilde;o, ningu&eacute;m quer esperar pelo resultado, h&aacute; fatores intang&iacute;veis que dificultam a quantifica&ccedil;&atilde;o e a enormidade de vari&aacute;veis que tamb&eacute;m influenciam nas decis&otilde;es de compra comp&otilde;em o monstro que assusta o profissional de Marketing. &ldquo;Falta amadurecimento nessa discuss&atilde;o e bom senso da alta dire&ccedil;&atilde;o&rdquo;, diz Christopher Montenegro, s&oacute;cio diretor da POP Marketing, especializada em Trade Marketing. E olha que a pesquisa mostrou ser no ponto-de-venda o local menos dif&iacute;cil de mensurar o ROI.</p> <p>Montenegro vai al&eacute;m: &ldquo;O problema aqui &eacute; que o ROI em Marketing s&oacute; consegue alcan&ccedil;ar correla&ccedil;&atilde;o de efici&ecirc;ncia, dado que at&eacute; hoje ningu&eacute;m conseguiu isolar uma ferramenta e estabelecer uma associa&ccedil;&atilde;o direta com vendas. Mesmo as a&ccedil;&otilde;es de marketing direto sofrem influencia do hist&oacute;rico de conhecimento sobre aquela marca ou produto, momento da economia, formadores de opini&atilde;o, etc. Claro que quanto maior o n&uacute;mero de vari&aacute;veis aplicadas melhor a correla&ccedil;&atilde;o e, assim, melhor par&acirc;metro para investimentos. Mas o medo muitas vezes reside em oferecer para a empresa uma expectativa de resultados baseada em investimentos que pode n&atilde;o se concretizar&rdquo;.</p> <p>Ok. Dif&iacute;cil &eacute;, mas a hora da verdade, mais cedo ou mais tarde, vai chegar. N&atilde;o se pode mais admitir gastar dinheiro e n&atilde;o saber se e como ele deu resultado. Os tempos de fatura est&atilde;o em contagem regressiva. Calcular, medir, planejar e se orientar pelo ROI &eacute; urgente. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega.</p> <p><br /> Veja <a target="_blank" href="https://www.mundodomarketing.com.br/8,11025,desinformacao-e-principal-causa-para-medo-de-roi.htm">aqui</a> a reportagem sobre os resultados da pesquisa.</p>
ROI, o Bicho de Sete Cabeças
8 de setembro de 2009