Restaurante cobra mais de homens em ação ousada 22 de abril de 2015

Restaurante cobra mais de homens em ação ousada

         

Ramona, em São Paulo, provoca a discussão entre clientes sobre a diferença na remuneração de funcionários de gêneros distintos que desempenham as mesmas funções

Publicidade

O restaurante Ramona, em São Paulo, realizou uma ação inovadora para fazer os consumidores refletirem sobre a diferença salarial entre homens e mulheres. O estabelecimento cobrou 30% a mais dos clientes do sexo masculino, índice que corresponde à diferença do que eles ganham em relação à remuneração de trabalhadoras que desempenham a mesma função. No vídeo que promove a iniciativa, é possível ver consumidores de ambos os sexos inconformados com a cobrança diferenciada. Algumas mulheres chegaram a dizer que era discriminação de gênero, enquanto outros afirmaram que não iriam pagar a diferença.

Ao conferirem as contas, os fregueses inconformados pediam para falar com o gerente. O comportamento entre eles mudava logo após receberem um informativo explicando o motivo da ação. O texto dizia que “no Brasil, as mulheres recebem em média 30% a menos para desempenhar as mesmas funções. Então, nada mais justo do que cobrar mais dos homens pelos mesmos serviços”. Apesar do incômodo inicial, todos os clientes acabaram aprovando a iniciativa. 

A ação #theunfairmenu, ou menu injusto, foi desenvolvido pela Agnelo Comunicação e fez parte das atividades realizadas em março por conta do Dia Internacional da Mulher. Assista ao vídeo da ação:


Publicidade