RD Summit resgata e promove a essência do Marketing Bruno Mello 12 de novembro de 2018

RD Summit resgata e promove a essência do Marketing

         

Fazer o básico bem feito, focar nas pessoas, nas vendas e nos resultados mensuráveis foram algumas das pautas, que mostraram que essa é a era do Marketing do resultado

Publicidade

Depois de dois dos três dias participando do RD Summit de 2018, tive a certeza de que estamos e ainda vamos viver os melhores anos do Marketing no Brasil. Nada menos do que mais de 11 mil pessoas estavam imbuídas de um mesmo propósito: fazer o que fazem melhor. São raríssimos os eventos no mundo em que pude experimentar esta sensação. A maioria das pessoas que estavam em Florianópolis na última semana buscavam conhecimento, técnicas e ferramentas para fazer o verdadeiro Marketing.

O Marketing do século XXI é o Marketing do resultado. Não tem blá blá blá. Em nenhuma, eu disse nenhuma, das 13 palestras que assisti eu vi campanha bonitinha ou anúncio bacaninha que ganhou algum prêmio XPTO ou algum caso de sucesso que não estivesse muito bem amarrado com seus respectivos processos e resultados. Nenhuma receita de bolo, é verdade, mas sim, a essência do que acredito há muito ser o verdadeiro Marketing.

Marketing não é apenas uma divisão dentro de uma organização, mas sim “a empresa” orientada por ele, extremamente focada em fazer o básico bem feito, focar nas pessoas, nas vendas e em gerar resultados mensuráveis. Tudo com método. Começo, meio e fim. É um Marketing mais complexo, sem dúvidas, mas com muita oportunidade e, por que não, certezas. Afinal, estamos cada vez mais próximos do MateMarketing, como bem lembrou Romeo Busarello, Diretor de Ambientes Digitais da Tecnisa.

O megaevento promovido pela Resultados Digitais recebe pessoas de A a Z, essencialmente digitais, de todos os cargos, e há adequação para todos. De estratégias, conceitos práticos e pensamentos até táticas e ferramentas “mão na massa”. São inúmeras as possibilidades, desde que você esteja lá disposto a aprender. É, de fato, a maior contribuição para o ecossistema do Marketing no Brasil.

Há muita seriedade na maioria das palestras. Muitos realmente preocupados em passar algo que fizesse a diferença para quem estava assistindo ao invés de parecer uma estrela. Acredite: em um evento de Marketing houve pouco espaço para o ego. Até porque em um mundo de conexões em que vivemos, o profissional que não criar laços está fadado ao fracasso. Há muita colaboração. A própria palestra do Eric Santos, CEO da Resultados Digitais que distribui chopp no happy hour, chama atenção que o mercado é uma cadeia. Se um ganha, todos ganham.

Publicidade

A RD, aliás, é o maior expoente da indústria MarTech no Brasil. Com 12 mil clientes em 20 países, é líder em software para Marketing e Vendas no país não apenas por seus números, mas pela sua contribuição ao ecossistema. Hoje, já temos todas as possibilidades de se fazer o básico bem feito. Agora, precisamos avançar. Não à toa, a própria Resultados Digitais lançou durante o Summit a sua plataforma de CRM, pois nada menos do que 70% de seus clientes não usam nenhum software para gestão de vendas e relacionamento com clientes para além de aplicações de Inbound Marketing.

Amanhã compartilharei com você algumas dezenas de aprendizados e certezas que foram solidificadas nos dois dos três de RD Summit que participei. Fique ligado. São muitos.


Publicidade