RD Summit 2019: onde o Marketing real acontece Bruno Mello 8 de novembro de 2019

RD Summit 2019: onde o Marketing real acontece

         

Florianópolis é o único lugar na América Latina em que vemos o Marketing de Resultados, do presente e do futuro das empresas. Você está ou estará em qual Era?

Publicidade

Sete anos de RD Summit e você nunca foi? Bom, confesso que levei alguns anos para constatar que somente em Florianópolis podemos enfrentar as demandas do Marketing real de frente. Marketing real é o que redundantemente convencionou-se chamar de Marketing de Resultados. Só para constar, Marketing de resultado é aquele que gera venda e você sabe exatamente onde, como e porquê. Aquele que tem uma estratégia com foco na jornada do cliente, do que faz diferença para ele e seu produto ou serviço consegue entregar um real valor para ambos. Tudo isso usando dados em tempo real.

Indo pelo segundo ano consecutivo, a ideia era confirmar: o RD Summit é realmente o único lugar no Brasil onde entramos com uma cabeça e saímos com outra. Seja porque você aprendeu algo relevante, ficou incomodado com a situação atual da sua gestão ou apenas confirmou que está no caminho certo. Aqui o jogo é aberto. Sem muito espaço para vaidade e achismo. E o mais bacana: de forma leve e comprometida. Estão todos na mesma vibe, querendo fazer melhor. Otimistas conscientes de que seguindo um playbook a chance de dar certo é enorme.

O mais interesse este ano foi constatar uma grande evolução na maturidade do ecossistema. Este, aliás, é o contrário do nome que a propaganda chama de indústria. Enquanto um está no século XIX, o outro está no século XXI. Enquanto um fica no achismo e simplesmente queima a verba que vem minguando ano após ano, o outro está de olho nos números e vendo seus investimentos crescerem. É o mundo da Tecnologia no Marketing (Marthec) e do “Matemarketing” em que você sabe exatamente quanto investe em X e retorna em Y.

É aqui que discutimos a importância do Marketing Holístico, das pessoas no centro, da marca ser uma pessoa, da integração entre Marketing e vendas e do fator preponderante para se continuar vivo hoje: o sucesso do cliente. Se vivemos em uma economia em que não compramos quase mais nada, mas sim alugamos e pagamos por recorrência, manter a satisfação do cliente é imperativo. Fazer Marketing Digital e Inbound Marketing bem feito é o começo. É o básico hoje. Colocar o cliente para dentro é o mínimo, mas mantê-lo dentro de casa é o que faz de você gente grande.

Se você ainda não foi, está na hora de rever as suas rotas de conhecimento para continuar atualizado. Aliás, para se manter no jogo. Além das 12 mil pessoas presentes ao vivo, outras mais de 12 mil (em números preliminares) acompanharam a cobertura ao vivo com entrevistas com a maioria dos palestrantes. São três dias intensos. É uma maratona para quem quer fazer negócios e estar preparado para o passo seguinte.

Publicidade

O RD Summit, no entanto, é um evento que ainda não entrou no radar da maioria das grandes empresas e é majoritariamente ocupado por médias e pequenas, mas não se deixe enganar. Essas empresas e agências estão crescendo a dois ou três (!) dígitos nos últimos anos em que milhares de companhias fecharam as portas. Esse também poderia ter sido o destino da maioria deles se não tivessem aberto o olho. Você já foi ao oftalmologista nos últimos anos? Eu coloquei bons óculos e estou sempre passando no médico para ajustar.


Publicidade