Quais são as próximas tendências no mundo do marketing Bruno Mello 23 de fevereiro de 2024

Quais são as próximas tendências no mundo do marketing

         

As empresas precisam aprender novas abordagens para oferecer benefícios significativos e relevantes para seus consumidores no momento em que isso é mais necessário.

Quais são as próximas tendências no mundo do marketing
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A dinâmica da mudança é imparável e para construir uma estratégia de negócio, de acordo com essas alterações, é preciso entender as tendências e os perfis dos futuros clientes. E tudo está se modificando drasticamente. A tecnologia, a socioeconômica, o meio ambiente, o clima e o mundo em que vivemos influenciam os hábitos de consumo e, consequentemente, o marketing.

Na era digital de hoje, os princípios convencionais de marketing já não são mais verdadeiros. Os profissionais da área precisam se armar com as ferramentas certas e estar no topo das tendências emergentes para permanecer relevantes. Além de ter mentes criativas e analíticas, eles devem estar sempre atualizados com o cenário da indústria.

Atualmente, chegar ao consumidor é um processo complexo que requer o ajuste de esforços às inclinações emergentes. Ser o primeiro, ou pelo menos um dos primeiros, dá uma vantagem competitiva a qualquer empresa.

Mudanças e novos rumos

Junto com essas mudanças, setores que antes floresciam foram duramente atingidos, enquanto mercados novos e emergentes viram seu sucesso disparar. A indústria de alimentos aprendeu a se adaptar rapidamente para incorporar tendências de marketing digital por meio de conceitos como entregas sem contato e a utilização de plataformas online para ajudar a manter os consumidores ativos e comprando mesmo sem sair de casa.

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As empresas de tecnologia e entretenimento, que já tinham forte presença online, conseguiram estender seu alcance e aumentá-lo ainda mais devido ao aumento do tempo que as pessoas passam na internet. As plataformas especializadas que brindam todo tipo de entretenimento digital, como de jogos eletrônicos e cassinos, com destaque para as caça níqueis, que são também conhecidas como slots e ganharam um sem-fim de temas e designs inovadores, estão conquistando mercado ao oferecer formas alternativas de diversão.

Se existem companhias que ainda não se digitalizaram, os próximos anos certamente reforçarão a necessidade dessa abordagem. As marcas precisam pensar sobre qual será a melhor estratégia de marketing digital especificamente e, com o passar do tempo, mais tendências surgirão, permitindo que indústrias de todos os tipos entrem no mundo online e concorram com os seus rivais.

Necessidades do futuro

As empresas precisam aprender novas abordagens de marketing em tempos de crise para oferecer benefícios significativos e relevantes para seus consumidores no momento em que isso é mais necessário. Justamente devido a esse fator, o marketing dentro das redes sociais chegou para ficar.

A computação em nuvem revolucionou a comunicação digital. Hoje em dia, os dados nos permitem coletar informações detalhadas sobre o comportamento dos usuários, suas preferências e interesses. As marcas de comércio eletrônico precisarão continuar pesquisando tendências diferentes se quiserem ver resultados bem-sucedidos no futuro.

As companhias que estão se esforçando para transformar sua presença e estratégias online criarão uma base sólida para si mesmas contra quaisquer crises futuras, bem como atenderão melhor às necessidades dos consumidores conforme o momento ditar.

Data Analytics

Mais projeções futuras compreendem a substituição do perfil característico de trabalho por pessoas com forte conhecimento em manipulação e interpretação de dados, os chamados “Data Analytics“, mas que por sua vez equilibra a parte criativa e humana que gera a conexão com as pessoas que consomem as experiências desenvolvidas para elas.

Outra inclinação será a reivindicação de marcas com propósito e que não agridem a natureza. Elas terão que contribuir com os desafios da sociedade. Cada vez mais cientes dos crescentes desafios ambientais, os clientes das gerações presente e futuras considerarão muito mais os produtos/serviços que incentivam as pessoas a se unirem, eliminam divisões e promovem harmonia e bem-estar social.

O foco não será somente a publicidade e passará a ser também a comunicação em tempo real com as pessoas antes ou durante o momento do consumo. Veremos um consumidor cada vez mais impaciente. E por último, a inteligência artificial terá um papel fundamental na estratégia das marcas. Os profissionais de marketing sem a capacidade de aplicar essa inovação ao plano de engajamento do cliente estarão fora do mercado do futuro.


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