Produção de Nutella pode ser prejudicada por baixa colheita de avelãs 21 de agosto de 2014

Produção de Nutella pode ser prejudicada por baixa colheita de avelãs

         

Condições climáticas da Turquia deixaram produção 30% abaixo da média esperada. Insumo teve alta de 60% nos preços em relação ao segundo semestre de 2013

Publicidade

A produção de Nutella pode ser afetada pela queda na colheita de avelãs provocada pelo mau tempo na Turquia. O país é responsável por 70% da produção da matéria-prima em todo o planeta. Neste ano, devido à instabilidade climática, a colheita está pelo menos 30% abaixo da média, o que elevou o preço do insumo em 60% em relação ao segundo semestre do ano passado.

A dificuldade de produção do ingrediente afeta diretamente a Ferrero, fabricante da Nutella, já que um pote de 365 gramas do creme contém 50 avelãs. A empresa é responsável atualmente pela compra de um quarto de toda a colheita do fruto. Para garantir seu abastecimento, a empresa adquiriu a companhia turca Oltan Group, que é uma das principais fornecedoras do ingrediente na região.

As mudanças climáticas e a alta procura também põem em risco outro ingrediente do doce: o azeite de dendê. A matéria-prima vem da Malásia e é responsável por 20% da composição. O mesmo vale para o cacau, cuja origem é a Nigéria e também está na base da receita. O valor cobrado pelo fruto teve alta de 40% desde 2013. Apesar das circunstâncias, a Ferrero ainda não alertou para um reajuste de preços.   

Avelãs, Nutella, colheita, Ferrero, cacau, dendê

Leia também: Hábitos de consumo de chocolate do brasileiro. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência.

classe C | Comportamento do consumidor | Chocolates


Publicidade