“Em time que está ganhando, não se mexe”. Guardadas as devidas proporções e considerando cenários e situações específicas, a velha máxima do mundo esportivo pode ser encaixada com sucesso no mercado de trabalho.

Isso porque 79% dos profissionais dos profissionais de aprendizagem e desenvolvimento entrevistados para uma pesquisa do LinkedIn classificam a qualificação dos atuais membros do quadro de funcionários como uma medida mais vantajosa em relação à contratação de novos colaboradores sem que haja real necessidade para isso.

Segundo os entrevistados, qualificar alguém da casa é uma via de mão dupla, que trás benefícios para os dois lados da relação empregado/empregador. Por um lado, a qualificação é um processo mais prático e mais barato do que novas contratações e, portanto, poupa recursos para as empresas. Por outro, os profissionais se sentem valorizados e motivados a continuar sua ascensão profissional.

Para Marinildes Queiroz, Gerente de desenvolvimento organizacional da Up Brasil, ao investir no desenvolvimento de seus colaboradores, empresas não só passam a ter profissionais mais motivados como também garantem mão de obra qualificada, familiarizada com a rotina a cultura e os valores institucionais da organização e atualizada com as tendências de mercado, o que as coloca um passo à frente dos concorrentes.

Pontos de atenção

Embora as citadas vantagens sejam, por si só, atrativas, Marinildes ressalta que a capacitação de um profissional é um investimento de médio e longo prazo e, como tal, requer empenho por parte das empresas.

A especialista afirma, também, que o desenvolvimento de um programa interno de capacitação profissional envolve priorizar áreas e competências futuras, oferecer panoramas sobre as possibilidades e movimentações de carreira dentro da organização, criar uma cultura de feedbacks e realizar acompanhamentos regulares de desenvolvimento e evolução.

Outro ponto de atenção diz respeito às dinâmicas pessoais de cada colaborador. Ao sentirem que suas competências não estão sendo aproveitadas, os profissionais têm dez vezes mais chances de procurar um novo emprego, conforme aponta a pesquisa. Por isso, Marildes destaca a importância de ofertar cursos de capacitação de acordo com as funções atuais ou de interesses pessoais dos colaboradores.

Não faltam opções

O MBA Mundo do Marketing oferece a formação ideal e mais atual do mercado. O curso abrange todo o leque de disciplinas essenciais para os profissionais de Marketing Moderno, preparando-os para compreender e interagir com as dinâmicas de temas como Marketing de Influência, Data Driven, Inbound Marketing, Branding e muitos outros.

Mais do que aprender teorias sobre práticas tão cruciais, os alunos têm a chance de absorver uma boa dose da experiência de seus professores – executivos e profissionais atuantes na área. Os concluintes do MBA Mundo do Marketing recebem um diploma Nota 5 certificado pelo MEC.

A lista de espera para a formação da segunda turma já está aberta. Acesse a página do MBA Mundo do Marketing e faça a sua inscrição.

Leia também: Profissionais de Marketing estão entre os mais interessados em estudar IA

Incentive.me Clube Mundo do Marketing