Profissionais de Marketing estão entre os mais interessados em estudar IA Bruno Mello 19 de outubro de 2023

Profissionais de Marketing estão entre os mais interessados em estudar IA

         

Levantamento aponta que os profissionais da área buscam o aprendizado para compreender as principais ferramentas de IA e para cumprir objetivos de atualização de currículo

Profissionais de Marketing estão entre os mais interessados em estudar IA
Publicidade

A expansão da Inteligência Artificial extrapolou o círculo da Tecnologia da Informação e tornou as ferramentas de IA acessíveis a profissionais de setores diversos. Atualmente, alguns segmentos vêm se aprofundando com mais ênfase no tema, e o Marketing é um deles. O setor apenas fica atrás de Desenvolvimento de Software, Finanças e Vendas, e à frente dos segmentos de Educação e Engenharia, aponta um levantamento realizado pela Alura com 63 mil participantes da “Imersão Inteligência Artificial”.

Para Paulo Silveira, CEO e cofundador da Alura, o relatório destaca que o caráter democrático da IA está sendo fundamental na formação de uma nova leva de profissionais. O CEO pontua que a tecnologia que extrapolou a ‘bolha dev’, e portanto, adquirir conhecimento sobre ela é essencial tanto para quem quer se manter atualizado na sua área, quanto para quem busca se realocar no mercado.

Outros dados coletados pela Alura endossam a narrativa do CEO. 66% dos entrevistados afirmam buscar conhecimento no assunto para entender como utilizar ferramentas de IA de forma proativa no trabalho. Um exemplo prático disso é a procura por uma melhor aplicação do ChatGPT, chatbot da Open AI, que explodiu recentemente e já tem o Brasil como o quinto país que mais o utiliza no mundo, de acordo com a Semrush.

Outra parcela, correspondente a 65% dos entrevistados, também apontou para um caminho de aprendizado. Membros deste grupo compartilham o desejo de aprender algo novo com a IA para aplicar na profissão, demonstrando que querem estar atualizados com as principais tendências do mercado e colocar verdadeiros diferenciais no currículo. Não à toa, 15% dos respondentes não estão empregados, porém continuam se debruçando sobre o tópico.

Entre os que vivem diariamente a correria do mundo corporativo, 55% dizem que estudam Inteligência Artificial com o objetivo  de automatizar processos do trabalho, função que tem sido muito implementada na educação. Com o auxílio da tecnologia, as instituições de ensino passaram a ter mais eficiência operacional no dia a dia, inclusive com soluções de aprendizado personalizadas.

Publicidade

Finalmente, 46% dos respondentes querem aprender sobre o tema do zero e 31% visam criar seu primeiro projeto com a ferramenta. Isso mostra que as pessoas buscam conhecimento no tema ao verem a IA Generativa ganhar destaque em todos os lugares, criando a necessidade de tornar o tema acessível.

Leia também: Adoção de IA por empresas brasileiras ultrapassa a média global, aponta Twilio


Publicidade