ONG SP Invísível cria município para pessoas em situação de rua dentro de São Paulo Bruno Mello 24 de maio de 2024

ONG SP Invísível cria município para pessoas em situação de rua dentro de São Paulo

         

Projeto entregou plano de ações - colhido junto às pessoas em situação de rua - aos pré-candidatos à Prefeitura

ONG SP Invísível cria município para pessoas em situação de rua dentro de São Paulo
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Para chamar a atenção e sensibilizar as pessoas sobre as pessoas em situação de rua, a ONG SP Invisível criou uma campanha que fala sobre a “Terra dos Invisíveis” – a cidade com 32 mil habitantes. Com a missão de conscientizar a sociedade sobre a existência dessa outra cidade, a ONG reuniu dados oficiais sobre população, moradias, demografia, atividades econômicas – entre outras informações – e fez um paralelo com uma cidade real.

A principal ação da campanha será compilar as demandas colhidas junto aos moradores dessa Terra e formatá-las em um plano de ações, que será entregue aos principais pré-candidatos à prefeitura de São Paulo este ano. Criada em parceria com a agência iD\TBWA, a ação conta com intervenções urbanas com grafites nas ruas que vão demarcar e tornar aparente o território ocupado pelos moradores de rua. E o dimensionamento do espaço ocupado pelos habitantes deste município, até então despercebido, incluirá pins no mapa de São Paulo, feitos no Google Street View.

Se fosse real, a Terra dos Invisíveis ocuparia a 189ª colocação no ranking populacional de São Paulo, porém apareceria na 646ª, ou última, posição no índice de IDH do estado. À nível nacional, a cidade teria um número de habitantes superior a 89% dos municípios brasileiros. Vale dizer ainda que a capital paulista reúne 25% de toda a população em situação de rua do país.

De acordo com André Soler, fundador e CEO da SP Invisível, ONG que completa dez anos de história em 2024, a ideia é que essas ações ajudem a abrir os olhos das pessoas e transformem a realidade da Terra dos Invisíveis e de seus residentes. “Estamos falando de uma situação extremamente manifesta nos números, mas, muitas vezes, não na percepção geral da sociedade. Mais do que tornar essa população visível, queremos que os cidadãos em situação de rua tenham as suas histórias e aspirações ouvidas”, afirma.

Segundo Sthefan Ko, Diretor-Executivo de Criação da ID\TBWA, todo o cronograma da campanha foi planejado com o propósito de gerar a repercussão necessária para ressaltar a importância da pauta. “Nosso objetivo foi criar um projeto que não apenas sensibilize, mas que também inspire ações concretas da sociedade e mudanças significativas na atenção dada a esse lado invisível no coração de uma das principais cidades do mundo”, avalia.

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Através do site oficial da Terra dos Invisíveis é possível conhecer mais sobre a cidade e contribuir com doações para os moradores.


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