O que os CMOs estão buscando na hora de contratar? Bruno Mello 21 de março de 2024

O que os CMOs estão buscando na hora de contratar?

         

Executivos apontam o que o mercado de trabalho atual quer e espera do profissional de Marketing

O que os CMOs estão buscando na hora de contratar?
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O número de vagas na área de Marketing cresce em todo mundo. A área teve um aumento percentual de 6,4% em 2021 para 9,5% em 2022 em relação aos valores investidos na área, segundo a Gartner. Apesar disso, está mais desafiador aos profissionais da área se estabilizar e crescer na área. Isso se deve ao fato dos CMOs estarem em busca de perfis específicos – além de técnicos – na hora de contratar.

De acordo com o LinkedIn, apenas em Marketing Digital são cerca de seis mil vagas abertas. Já no Glassdoor, são mais de 14 mil vagas em Marketing em todo país. As soft skills do setor já mostram quem pode sair na frente: inteligência emocional para entender as necessidades e expectativas dos clientes, lidar com feedbacks e construir relacionamentos positivos com os clientes.

Para Fernando Teixeira, Diretor Criativo e Co-Fundador da Sioux, além da competência técnica, a agência busca profissionais com uma visão holística.  “Não quero um colaborador multidisciplinar, ele precisa ser bom em sua própria área, mas ter uma visão que saia do quadrado, tem que focar no desafio e não apenas na própria entrega”, afirmou em entrevista ao Mundo do Marketing.

O executivo, que lida na Sioux com Marketing 360 – desde a concepção de ferramentas a criação de estratégias de comunicação dos clientes (Como Adobe e Santander) – afirma que a análise curricular mostra o que eles querem em relação ao conhecimento, mas identificar em uma entrevista quem tem autonomia e iniciativa é mais desafiador e é justamente o que faz a diferença no dia a dia de uma agência.

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Formação ainda é relevante

Um bom currículo ainda faz diferença, mas muitas empresas procuram investir na educação do profissional quando ele já está na empresa. “Notamos uma tendência crescente de empresas investindo significativamente no desenvolvimento desses profissionais. Buscamos pessoas capazes de se adaptar rapidamente a mudanças, abraçar a inovação e compreender a interseção entre dados e criatividade”, contou Tábata Schultz, Coordenadora de marketing PH GROUP, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A executiva afirma que vê um movimento ascendente na criação de programas de capacitação, parcerias com instituições de ensino e a promoção de ambientes que fomentem a aprendizagem contínua. Ela pontua que a valorização desses novos talentos reflete não apenas a demanda do mercado, mas também o reconhecimento do papel estratégico que profissionais de Marketing bem formados desempenham na evolução e sucesso das empresas.

Em termos técnicos, ela avalia que os profissionais de Marketing, como um todo, precisam de conhecimento em áreas como análise de dados, SEO, automação de Marketing, além de habilidades interpessoais, criatividade e capacidade de pensar estrategicamente. “A capacidade de análise de dados, criatividade, habilidades de comunicação e compreensão do comportamento do consumidor são altamente valorizadas”, contou.

Estudar sempre

Para quem pensa em atuar na indústria, Bruno Astolfi, Gerente de Marketing do Grupo Leonora, afirma que a área de Marketing é muito ampla e generalista, mas recomenda cursos de curta duração e de foco específico. “Por exemplo, um curso de mídia, Ads para profissionais de digital ou cursos de social listening e branding para profissionais com core de marca. O que buscamos mesmo é profissionais ‘open mind e hands on’”, afirmou em entrevista ao Mundo do Marketing.

Apesar de Astolfi afirmar que a formação acadêmica não é mais o principal diferencial e sim profissionais que estão abertos à evolução constante, buscar o conhecimento e ter a vontade de querer aprender seguem sendo repetidos pelos especialistas.

Lincoln Ferdinand, Head de Marketing da Dome Ventures, contou que o profissional de Marketing precisa ser uma pessoa disposta a estar em constante aprendizado, aprendendo coisas novas, tanto da própria área do Marketing, quanto de outras áreas. “As empresas precisam reconhecer a importância de investir nesses profissionais, com capacitações, programas de aperfeiçoamento com cursos, mentorias, para que eles continuem nessa educação continuada, dedicando o seu tempo para se aperfeiçoar e se atualizar e estar está sempre por dentro dessas novas tendências e novas tecnologias, que são requisitos importantíssimos para que ele possa atuar e operar dentro desse cenário”, conlcuiu.

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