<p>Sou jornalista. De alma, de cora&ccedil;&atilde;o e com forte inspira&ccedil;&atilde;o em Cl&aacute;udio Abramo (1923 &ndash; 1987). No livro &ldquo;A Regra do Jogo&rdquo; Abramo diz que a sua &eacute;tica &eacute; igual a de um carpinteiro. Explico: em suas horas vagas ele se divertia na carpintaria e, para explicar que s&oacute; existia uma &eacute;tica, afirmou que a sua &eacute;tica como jornalista era a mesma do carpinteiro. Parafraseando Abramo, acredito que o Marketing Digital &eacute; o mesmo que o Marketing em sua ess&ecirc;ncia. Apenas aplicado ao mundo digital.</p> <p>Tal como no &ldquo;mundo real&rdquo;, no mundo virtual voc&ecirc; precisa ter um produto &uacute;nico. Um site precisa ter diferenciais singulares percebidos pelo consumidor, um posicionamento muito bem definido, investimento de longo prazo e promo&ccedil;&atilde;o. &Eacute; preciso de um plano de neg&oacute;cio e planejamento estrat&eacute;gico fundamentado. E isso &eacute; o b&aacute;sico. Por&eacute;m, pouco praticado. Com isso no papel e na pr&aacute;tica, partimos para o relacionamento com o consumidor.</p> <p>O usu&aacute;rio &eacute; um consumidor. Mas, antes de tudo, ele &eacute; uma pessoa. Uma pessoa que tem necessidades e desejos. Uma pessoa que quer ser surpreendida. O relacionamento digital s&oacute; existe se, em primeiro lugar, o site, seja em que segmento for, atenda as suas necessidades mais b&aacute;sicas. Este &eacute; o passo inicial. Em seguida, &eacute; preciso abrir um canal, ou mais canais, em que o consumidor possa se relacionar com o site. A web 2.0 est&aacute; cheia de exemplos.</p> <p>O consumidor se relacionar com o site &eacute; a parte mais f&aacute;cil. Basta oferecer as ferramentas e um conte&uacute;do convidativo, o que j&aacute; n&atilde;o &eacute; t&atilde;o simples e mais um desafio. O dif&iacute;cil &eacute; o site, ou portal, se relacionar com o consumidor. E, mais uma vez, volto ao b&aacute;sico. Quantos e-mails e fale conosco voc&ecirc; j&aacute; enviou para uma empresa e nunca obteve retorno ou no melhor dos casos uma resposta r&aacute;pida?</p> <p>Todos precisam ter em mente que um neg&oacute;cio on-line &eacute; como uma loja no shopping ou um supermercado de bairro. Os gestores devem cuidar do neg&oacute;cio com uma vis&atilde;o hol&iacute;stica e atender o consumidor prontamente. Se tudo estiver bem administrado, o relacionamento &eacute; uma conseq&uuml;&ecirc;ncia. Mas nunca em segundo plano.</p> <p>O relacionamento com o usu&aacute;rio deve permear todo o planejamento estrat&eacute;gico e praticado diariamente. S&oacute; assim ser&aacute; poss&iacute;vel fidelizar o consumidor e se relacionar com ele. E mais. Com este relacionamento, o usu&aacute;rio ser&aacute; seu parceiro na constru&ccedil;&atilde;o de novos servi&ccedil;os e produtos. Agindo assim, todos s&oacute; t&ecirc;m a ganhar. Ganha quem come&ccedil;a pelo b&aacute;sico, negligenciado pela maioria, e chega &agrave; cereja do bolo, a parte mais deseja pelos consumidores.</p>
O Marketing do Carpinteiro
7 de maio de 2007