Negócios em alta no mercado de Casa e Decoração Bruno Mello 24 de agosto de 2023

Negócios em alta no mercado de Casa e Decoração

         

ABCasa Fair movimenta R$ 2 bilhões, 380 empresas e 50 mil varejistas do setor para acompanharem tendências e fazerem compras

Negócios em alta no mercado de Casa e Decoração
Publicidade

Com um mercado em franco crescimento, o varejo de produtos para decoração, papelaria, flores permanentes, festas, utilidades domésticas e têxtil para casa se reúne duas vezes por ano para conhecer as tendências e fazer as compras de novidades e reposição. Essa reunião acontece na ABCasa Fair sempre nos meses de fevereiro e agosto, considerada a maior feira do setor.

Na décima primeira edição finalizada nesta semana, cerca de 50 mil lojistas percorreram os 75 mil metros de feira e viram de perto os produtos de 380 fabricantes nacionais e importadores. Ao todo, a feira realizada pela Associação Brasileira de artigos para casa, decoração, presente, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxteis para o lar (ABCasa) movimentou R$ 2 bilhões.

A cifra pode parecer pequena diante dos R$ 109 bilhões que todo o mercado movimentou em 2022, segundo pesquisa inédita realizada pela ABCasa, mas estima-se que o evento reúna 80% do mercado nacional. “O visitante que vem para a feira hoje não apenas para comprar. Ele vem para ver tendências e buscar conhecimento do produto que está comprando e informação sobre Marketing,” aponta Anderson Passos, Diretor Executivo da ABCasa.

“Está todo mundo em busca de novidades”, completa Eduardo Cincinato, Presidente da ABCasa, em entrevista ao Mundo do Marketing. “Por ser uma associação, trabalhamos nas dores do setor. Geramos muito conteúdo também. Claro que o foco é fazer negócio, mas, por outro lado, também estamos trazendo inovações, tendência e relacionamento”, afirma Cincinato em entrevista ao Mundo do Marketing.

A feira é um oásis para os amantes de decoração. “Nos preocupamos muito com a decoração da feira e com o conforto para oferecer uma experiência. Temos lounges com carregadores de celular e atrações circenses no meio da feira para que seja um espaço de descompressão para o visitante”, explica Flavio Pignataro, Gerente de Marketing da ABCasa.

Publicidade

Nesta edição, a ABCasa Fair teve uma iniciativa extra para incentivar os negócios em setores como bares e restaurantes, hotelaria e buffet. Foi criada uma rodada de negócios com cerca de 200 reuniões realizadas com alta qualificação. “Neste projeto piloto focamos nesses setores para que eles pudessem se expandir e o resultado está sendo muito positivo”, conta Roberta Yoshida, parceira da ABCasa neste projeto.

Outra novidade da segunda edição do evento anual foi o espaço social realizado em parceria com a Suzano, que levou artesãos e seus produtos para venderem os seus produtos. “A feira fortalece o processo de relacionamento comercial dos projetos, pensando na elevação da renda dos grupos. O acesso ao mercado completa o ciclo de gestão dos projetos, e a ABCasa é uma importante frente de ofertas dos produtos e de exposição das artesãs e artesãos”, afirma Adriano Silva Martins, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano.

*O Mundo do Marketing foi ao evento a convite da ABCasa. 

Leia também: Naturais, crus e terrosos: tendências em casa e decoração já movimentam ABCasa

Clube Mundo do Marketing

 


Publicidade