Naturais, crus e terrosos: tendências em casa e decoração já movimentam ABCasa Bruno Mello 4 de agosto de 2023

Naturais, crus e terrosos: tendências em casa e decoração já movimentam ABCasa

         

Anderson Passos avalia categoria e dinâmica do mercado brasileiro

Naturais, crus e terrosos: tendências em casa e decoração já movimentam ABCasa
Publicidade

Qual a cor mais desejada do momento e que itens de casa o consumidor vai querer buscar na hora de decorar o lar? Essa pergunta rodeia todas as estratégias da ABCasa, que realiza a feira que leva seu nome e acontece entre os dias 18 a 22 de agosto de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo. Dessa vez, a aposta são os tons naturais, como palha, terrosos e o cru, que devem chegar em diversas opções de acessórios, móveis e tecidos.

Com 385 expositores dos setores de decoração, papelaria, flores permanentes, festas, utilidades domésticas e têxtil para casa, é considerada a maior feira de negócios B2B de alta decoração em toda a América Latina. Na última edição, realizada em fevereiro deste ano, o evento reuniu mais de 380 expositores, em uma área de 75 mil m². Passaram pela feira cerca de 40 mil visitantes em busca das novidades e macrotendências no setor de home & decor.

“Quem participa da ABCasa Fair, seja como expositor ou visitante, tem uma oportunidade única de encontrar as principais tendências e novidades dos segmentos. É uma maneira de impulsionar ainda mais um setor que está em crescimento. A pandemia de fato fez com que as pessoas olhassem mais para dentro de casa, mas após a retomada, não houve um declínio, pelo contrário. O brasileiro está mais consciente da decisão de compra”, afirma Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Anderson Passos, diretor executivo da ABCasa

Considerações regionais

Anderson aponta que as pessoas aprenderam a cuidar de casa no período de isolamento social e agora querem melhorar suas experiências no lar. A concorrência com os gastos com passeios e viagens existe, segundo o executivo, mas em sua maioria, as pessoas querem valorizar o conforto quando voltam para suas residências.

Publicidade

Isso impacta na escolha das cores – que estão mais em tons naturais do que em cores primárias, nas texturas e tipos de materiais. “O vermelho, azul e amarelo são cores mais associadas às camadas mais populares da sociedade. Agora vem existindo uma resistência quanto a elas. O amarelo foi uma cor que apostamos na última edição e não teve saída. Apesar das pesquisas indicarem que seria o momento, houve uma rejeição no número de pedidos associados a essa cor”, conta Passos.

O que seria uma falha na análise de tendências, mostra que a tecnologia (e o uso de diversas plataformas) não é a única métrica a ser analisada. Períodos de tensão econômica e política costumam trazer mudanças comportamentais e que precisam ser consideradas. “O Brasil é um país muito grande e além de analisar as características regionais, precisa entender dentro de cada um como reagem as diferentes camadas sociais”, pontua.

O diretor executivo da ABCasa também afirma que a tendência do minimalismo, que iniciou na última década no Brasil, deve seguir se mantendo mais predominantemente nas regiões Sul e Sudeste. “Norte e Nordeste são regiões que gostam de expor sua história, ter enfeites e usar cores vivas. Isso não significa que todas as cores vivas serão abraçadas”, avalia,

Rodada de negócios

Com mais de 380 expositores já confirmados e com expectativas para mais de 50 mil visitantes, a próxima edição da ABCasa Fair, principal feira de negócios B2B de alta decoração da América Latina, terá sua primeira Rodada de negócios nacional entre expositores e compradores.

Com a tecnologia como aliada, os expositores poderão inserir seus produtos em um sistema para que os visitantes tenham acesso. Estes, por sua vez, terão a oportunidade de escolherem as marcas que julgarem serem mais interessantes para o seu negócio, uma interação que se dará em formato de “match”. Assim, durante os cinco dias de evento, os expositores e visitantes que derem match terão 30 minutos para conversar em uma sala chamada “aquário”, produzida especialmente para isso.

A expectativa para o evento também está nos influenciadores, que são responsáveis por catapultar muitas das tendências apresentadas na feira. “Eles são peças importantes de divulgação e análise de comportamento. Muitas vezes servem como ferramenta de tendências além de divulgadores”, afirma Anderson.

Espaço para influenciadores de diversas categorias não faltam. Dividida nos setores Decoração (aroma para casa, móveis e artigos decorativos), presentes criativos (itens esotéricos e licenciados), papelaria, utilidades domésticas, festas, flores permanentes e têxtil, o público conta ainda com diversas atrações como rodas de conversa no espaço Talks sobre Visual Merchandising, Carreira, Organização de Loja Física, Tendência de Cores, Oficina de Lettering e muito mais.

Mercado de Casa e Decoração

De acordo com o IEMI – Inteligência de Mercado, as vendas no mercado de casa, decoração, presentes e utilidades domésticas registraram um total de R$ 83,8 bilhões em 2020. Além disso, as classes A e B, que equivalem a 23% da população brasileira, foram responsáveis por metade do consumo total.

A ABCasa possui diversos filiados e cuida de artigos para casa, decoração, presentes criativos, papelaria, utilidades domésticas, festas, flores e têxteis para o lar. Já a ABCasa Fair é um espaço destinado para estimular novas oportunidades de negócios no setor que está em constante crescimento.

“Vemos o interesse de lojas online, mas o varejo físico de casa e decoração ainda é preferência. Principalmente no B2B, mas com certeza o digital impulsiona a categoria e deve continuar impulsionando o mercado como um todo por muito tempo”, conclui.

Leia também: Novas gerações preferem smartphone ao invés de sair, ir a academia ou mesmo fazer sexo

Clube Mundo do Marketing


Publicidade