Natura e o relacionamento com o consumidor como bússola de tendências Bruno Mello 1 de setembro de 2023

Natura e o relacionamento com o consumidor como bússola de tendências

         

Empresa busca se aprofundar em camadas do comportamento humano para endereçar os anseios e ansiedades de seu público

Natura e o relacionamento com o consumidor como bússola de tendências
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Como você explicaria o significado da palavra tendência? Comumente, uma das maneiras mais eficientes de explicação é a ilustração por meio de um exemplo. No Brasil, quando o assunto é tendência, mais especificamente, o estudo e a aplicação destes índices ao campo do Marketing, a Natura se destaca como um modelo a ser seguido.

Ao longo dos 54 anos de existência, a empresa percebeu que o exercício de identificação das tendências relevantes para o setor de beleza exige um olhar atento para os agentes que se encontram do lado de fora do círculo industrial. “Identificar tendências passa por respirar a vida. Nessa área, temos o privilégio de estar antenados o tempo inteiro”, explicou Denise Coutinho, Diretora de Marketing da Natura, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Para empresas que prezam pela construção de bons relacionamentos com os clientes, o exercício de conhecer o público a fundo – seus anseios, vontades, desejos e ansiedades – se torna a tendência número um. “Precisamos entender como a mulher está sendo vista, como o homem está sendo visto. Para isso, sempre tivemos muita ligação com parceiros da área da filosofia e antropologia, que contribuem para o nosso aprofundamento nas camadas humanas. Isso nos permite saber o que devemos esperar dos nossos consumidores no futuro e como podemos estar em sintonia com eles”, prossegue.

Consumidores por trás das pautas para o presente e para o futuro 

No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) de uma empresa antes de adquirir um produto, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box. “Sustentabilidade é uma pauta que vem crescendo cada vez mais. Outro assunto que vem ganhando força é o comportamento da mulher empoderada, que busca o seu lugar e dá força às conversas sobre a equidade de salários e motiva as empresas a buscarem, cada vez mais, mulheres para assumir cargos de liderança. Essa é uma tendência fortíssima”, comenta a Diretora de Marketing.

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Adicionalmente, 78% dos consumidores no país concordam que a diversidade é um tema que deve fazer parte do dia-a-dia de marcas e empresas, e 60% afirmam que não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos. “A tendência da diversidade também é muito forte, e traz uma série de diversidades juntas. Esta é uma pauta que trabalhamos bastante internamente. Acreditamos que a empresa deve seguir o ‘walking the talk’. Não dá pra falar uma coisa e não praticá-la internamente”, avalia.

Indicando uma trilha segura em meio a um ambiente de mudanças, as tendências permitem que empresas do setor de cosméticos comecem a trabalhar junto a públicos mais amplos. “Outra forte tendência diz respeito ao repensar da figura do homem. Hoje, temos novas masculinidades, que saem da coisa do machão, sexy, que pega todas as mulheres, e alcançam o homem em um outro lugar, num outro contexto, como um cara legal, interessante, mais sensível, que se permite ser quem verdadeiramente é”, finaliza Denise.

Leia também: Natura e a missão de dissolver os estereótipos impostos pela indústria da beleza


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