Mundo do Marketing: 14 anos se reinventando em meio a crises Bruno Mello 4 de maio de 2020

Mundo do Marketing: 14 anos se reinventando em meio a crises

         

Temos quatro grandes novidades a serem anunciadas ao longo deste trimestre. A primeira, vocĂȘ conhece hoje!

Mundo do Marketing: 14 anos se reinventando em meio a crises
Publicidade

O mĂȘs de março de 2020 ficou marcado na vida de todos nĂłs e da humanidade. Era para ser um mĂȘs de comemoração pelos 14 anos do Mundo do Marketing com o lançamento de novidades e deste novo site que vocĂȘ estĂĄ tendo acesso agora, mas a pandemia da Covid-19 mudou os planos do mundo inteiro.

No que pese esta ser a maior crise enfrentada desde a Grande DepressĂŁo de 1929, a nossa trajetĂłria Ă© marcada por tempos incertos. Em 13 de março de 2006, lançamos o Mundo do Marketing sem qualquer investimento alĂ©m dos parcos recursos de um jovem de 24 anos sem nenhuma conexĂŁo com o mercado. Foi na raça e na coragem mesmo – com muita dose de risco que marca a vida de todo empreendedor.

Dois anos depois, jå enfrentaríamos a nossa primeira crise econÎmica com os efeitos do subprime norte-americano no mundo todo. Depois de um 2009 com PIB negativo, avançamos a partir de 2010 até perder força novamente em 2014 e enfrentarmos a segunda grande crise por mais dois anos em 2015 e 2016. Vamos para 2017 e 2018 com anos igualmente desafiadores e difíceis para a economia, mas, como todos, encaldados.

Chega 2019 e temos nosso melhor resultado desde 2014 em faturamento e em recordes de audiĂȘncia. O ano de 2020 prometia (e ainda promete – crescemos nada menos do que 70% em novos habitantes entre janeiro e abril). Estamos vivemos um perĂ­odo Ă­mpar em nossa histĂłria. Menos pelas perspectivas de aumento de negĂłcios, afinal a crise serĂĄ para muitos, mas por termos que enfrentar mais um grande desafio e pela certeza de que vamos superĂĄ-lo. E aqui estamos nĂłs, lançando um novo site no mĂȘs em que se comemora o Dia do Profissional de Marketing.

Tenho quatro grandes novidades a serem anunciadas ao longo deste trimestre ainda, mas agora vou falar apenas de uma. Aprofundamos novamente a nossa vocação de inteligĂȘncia de mercado com o reforço na publicação de estudos frequentes no Mundo do Marketing InteligĂȘncia e com os reportes setoriais no Mundo do Marketing Reports para auxiliar na sua tomada de decisĂŁo.

Publicidade

InformaçÔes sĂŁo importantĂ­ssimas e continuamos noticiando o que de mais importante acontece no mercado, mas nada substitui anĂĄlises setoriais, de comportamento, tendĂȘncias e conceitos, sobretudo no momento em que vivemos. Este sempre foi o nosso propĂłsito: ir alĂ©m do dia a dia e entregar algo que faça a diferença no desenvolvimento do profissional, do Marketing e das empresas.

NĂŁo Ă© lugar comum: neste momento Ă© o propĂłsito que farĂĄ vocĂȘ atravessar por mais essa crise. SĂŁo suas essĂȘncias, o que sĂł encontram em vocĂȘ e o que realmente lhe diferencia dos demais. Ter suas raĂ­zes muito bem fincadas no solo Ă© que farĂĄ a sua empresa passar por este vendaval. Como uma ĂĄrvore, ela vai balançar. Pode atĂ© perder muitas folhas, um galho ou outro, mas pode se manter de pĂ©.

Enfrentar a terceira crise em 14 anos não é fåcil. Muitas folhas e galhos ficaram pelo caminho. Estå balançando bastante, porém, tenho certeza de que nossas raízes estão bem fincadas no solo. Uma das nossas características é a reinvenção. De novo, é como uma årvore que perde suas folhas todo inverno e floresce novamente na primavera. Esta crise veio só para confirmar esta nossa vocação.

E para vocĂȘ e sua empresa? Qual Ă© a vocação dela? Qual Ă© o seu propĂłsito? Responda estas perguntas e floresça sempre. Assim como a estação do ano em que estamos e o cenĂĄrio da pandemia do CoronavĂ­rus no horizonte, parece que ainda estamos no outono. Ainda virĂŁo as baixas temperaturas do inverno, mas logo depois vem a primavera e estaremos bonitos na foto novamente. Eu confio e vocĂȘ?


Publicidade