Mulheres emancipadas ainda tem que limpar a casa! 8 de março de 2012

Mulheres emancipadas ainda tem que limpar a casa!

         

Os posicionamentos destacados nas embalagens do setor nos dão uma boa idéia do que está acontecendo e quais são as preocupações que estão dominando as categorias relacionadas com a limpeza e a higiene

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Apesar de haver se emancipado e conquistado posições proeminentes no mundo contemporâneo, a mulher ainda não conseguiu se livrar totalmente das tarefas que ela tradicionalmente desempenhava em casa, pois continua responsável pelo bom funcionamento do lar da família. Sua atuação é exigida especialmente naquelas tarefas relacionadas com a asseio da casa, onde a neura da limpeza tem atuação muito marcante.

A presença da mulher em atividades fora do lar como trabalho e estudo tem crescido de forma consistente e deve continuar neste ritmo nas próximas décadas. Hoje, duas em cada três pessoas que se formam nas universidades brasileiras são mulheres.

Nas empresas e nos postos de trabalho mais qualificados, elas vem ocupando posições cada vez mais importantes e passam a acumular responsabilidades que vão muito além das que ela tinha há apenas alguns anos. Mesmo assim, a mulher ainda não se livrou das tarefas básicas necessárias para manter a higiene e a boa aparência de uma residência.

As que têm empregadas ou faxineiras delegaram parcial ou totalmente esta função, mas nem todas podem se dar a este privilégio, especialmente nos países mais desenvolvidos onde a mão de obra, mesmo a não especializada, é muito cara.

Assim, para atender as necessidades destas consumidoras, a indústria desenvolveu um verdadeiro arsenal de produtos de limpeza que funciona como armas utilizadas na guerra interminável travada nas residências contra a poeira, a gordura, a sujeira, os germes, os insetos, os maus odores…

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O Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM tem um Laboratório que, entre outras atividades, monitora os lançamentos de embalagem no mundo em tempo real e procura compreender quais são os vetores que estão direcionando estes lançamentos. Em nossas recentes pesquisas, uma informação que tem se destacado ao analisarmos os lançamentos da categoria higiene e limpeza é a força que vem ganhado os posicionamentos relacionados com a sustentabilidade e a ética.

Num levantamento recentemente realizado descobrimos que entre os 10 posicionamentos mais adotados nos lançamentos efetivos na categoria higiene e limpeza, 3 são relacionados a preocupações desta natureza, coisa que não acontecia antes. Mas o mais surpreendente, é que “produto biodegradável” E “embalagem biodegradável” são justamente e nesta ordem, os dois posicionamentos mais destacados nas embalagens do segmento.

Isso demonstra de forma clara que a indústria identificou nestes posicionamentos algo que merece ser destacado em suas embalagens para conquistar o consumidor mais esclarecido, ou seja, as donas das casas.

Certamente os fabricantes têm informações de pesquisa, do SAC e das revistas especializadas que os levaram a tomar esta decisão. Mas principalmente, a indústria deve ter obtido resposta de venda, pois sabemos que aumentos de venda obtidos por algum dos players de uma determinada categoria leva os demais concorrentes a verificarem o que ocasionou este aumento e a imitar imediatamente aquilo que está dando certo.

Este comportamento que nada tem de indigno, mas que demonstra apenas que a empresa está acompanhando o mercado e pronta para adotar o que está dando certo, foi o responsável pela liderança alcançada pelos posicionamento biodegradável no ranking dos dez posicionamentos mais adotados como destaque nas embalagens do setor de higiene e limpeza.

Produtos com posicionamento ético, indicando com destaque em suas embalagens que, por exemplo, não foram testados em animais, ocupam uma surpreendente décima posição no ranking, completando assim a liderança dos produtos ecológicos e éticos no Top Ten do setor.

Em terceiro lugar no ranking de posicionamentos mais adotados está o “Herbal/Floral”, fragrância mais adotada na categoria, seguida de “Fácil de Usar”, que demonstra a necessidade cada vez maior de produtos práticos, que não apresentam dificuldades em sua aplicação, coisa que as novas dona de casa precisam muito.

Outra tendência que vem crescendo é a adoção de embalagens Refil, cuja nona posição alcançada no ranking dos lançamentos também evidencia as mudanças que estão em curso. O crescimento do Refil se deve a combinação da preocupação ambiental com a econômica, pois o posicionamento “Econômico” ocupa a sétima posição no ranking demonstrando que o consumidor é sensível a esta proposta. A embalagem refil economiza material de embalagem, torna seu impacto no meio ambiente menor que a embalagem convencional rígida do mesmo produto, economiza no custo da embalagem, gerando produtos com valor menor, e, portanto, mais econômicos.

E por último, mas não menos importante, ressaltamos a preocupação com a saúde, que colocou o posicionamento “Anti-Bactericida” na sexta posição no ranking. Com estas observações, podemos concluir que “A luta Continua”!!!! As mulheres ainda são as grandes responsáveis pela guerra sem trégua que travam na defesa de seus lares contra seus grandes inimigos, já citados no início deste artigo.

Os posicionamentos destacados nas embalagens do setor nos dão uma boa idéia do que está acontecendo e quais são as preocupações que estão dominando as categorias relacionadas com a limpeza e a higiene das residências. Outra pesquisa que fizemos e que pode ser combinada com as informações anteriores diz respeito as sub-categorias que tiveram o maior número de lançamentos.

Odorizadores não elétricos foram os produtos que mais lançaram novas embalagens com liderança folgada sobre o sabão em pó que ficou em segundo lugar no ranking dos dez mais lançados. Esponjas, esfregões e panos secos ficaram em terceiro lugar, mostrando que os complementos dos produtos de limpeza vêm se profissionalizando e lançando produtos embalados no mesmo ritmo que os demais integrantes da categoria.

Os multi-uso vêm em quaro lugar, mostrando que sua proposta de resolver várias coisas de uma vez só continua tendo força, mas o que mais nos surpreendeu nesta pesquisa foi a presença na quinta posição de “ Lenços de papel, algodão e cotonetes para limpeza”, algo novo para nós, que demonstra que a limpeza fina e delicada também está na pauta.

Velas está na sexta posição devido a sua presença decorativa, principalmente nos países de clima frio onde o fogo de sua chama além do caráter religioso/espiritual tem também a função sensorial de proporcionar simbolicamente o calor que está ausente lá fora e promover o aconchêgo do ambiente. A seguir vem detergente para louça, papel de cozinha, papel higiênico e amaciante de roupa.

Os lançamentos de embalagens dos produtos de higiene e limpeza da casa trazem informações muito úteis e interessantes que podem ser aproveitadas tanto pelos que atuam no setor para ajustar seus produtos, como para os que estudam o comportamento da consumidora mulher, pois o posicionamento destacado nas embalagens nos permite compreender melhor para onde está indo a categoria.

Precisamos olhar cada vez mais para o que está acontecendo com a vida dos consumidores, pois seu modo vida vai mudando e gerando novas necessidades. Como dizia Marshall Mcluhan, “ O homem cria as ferramentas e as ferramentas recriam o homem”. Podemos dizer que o mesmo acontece com os produtos. Novos produtos criam novos hábitos de consumo, que por sua vez exigem novas embalagens. É justamente nesta dinâmica que se encontram as oportunidades.


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