Mudamos o nosso Marketing. E vocĂȘ? 10 de janeiro de 2018

Mudamos o nosso Marketing. E vocĂȘ?

         

Sistemas e açÔes precisam ser simplificados, automatizados e integrados para dar mais agilidade aos processos. Engajamento, experiĂȘncia e faturamento devem ser levados em conta

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Dizem que é psicológico. Quanto mais você pensa em algo, maior a probabilidade de ver aquela tal coisa. Seja fisicamente ou até mesmo em sonhos. O psicólogo mais profissional de Marketing que eu já conheci, Guilherme Cerqueira, cofundador do Worthix, certa vez me disse: se você desejar comprar um carro de um modelo XPTO, você o verá na rua sempre porque a sua atenção estará voltada para isso. Bom, está acontecendo isso comigo, mas não é com carro. É com a Tecnologia no Marketing.

Para onde eu olho se fala sobre Tecnologia nos negócios de maneira geral e em Marketing especificamente. Aqui vai um ponto importante para sublinharmos. Tem se falado cada vez mais sobre este assunto, o que é ótimo. 2017 fica marcado como o ano em que a Transformação Digital não saiu da pauta das empresas e, junto dela, veio a Tecnologia no Marketing de maneira ainda um pouco tímida. Um começo, eu diria. Falou-se bastante, mas daí a chegar à prática é um caminho longo ainda.

Temos muitos estágios de desenvolvimento em Transformação Digital e em Tecnologia no Marketing nos mais variados portes de empresas e ramos de atuação. Para simplificar, dividiria em três. No primeiro, a grande maioria, quase absoluta, ainda está em uma fase muito inicial. Só não saíram da inércia porque foram compelidas a mudar, afinal, não se faz quase mais nada sem apoio tecnológico. No segundo estágio estão as companhias conscientes de que não dá para ficar parado e já estão com projetos e ações na área. No terceiro estão as empresas realmente inovadoras, quase que à frente de seu tempo, operando a partir da tecnologia e fazendo o melhor uso dela.

Bem sinceramente, nós aqui no Mundo do Marketing estávamos no estágio um ainda com a desculpa de que para fazer o que desejávamos (e que nos colocaria no estágio três) precisávamos de investimentos e mais pessoas, afinal, estar na ponta tem um custo (e benefício). Pura bobagem e que acredito ser o pensamento de muitos que estão nesta fase. Não fazemos nada sem tecnologia. Mas daí a fazer bem é outro assunto. É neste ponto que quero chegar. Nós fazemos Marketing de conteúdo desde 2007 – um ano depois de nossa estreia na rede – e Inbound antes mesmo de se chamar Inbound. Só que sempre faltou uma automação de verdade, sobretudo integrada.

O que acontece com as empresas que estão no estágio um é que elas vão sendo obrigadas a adotar a tecnologia, ferramentas, plataformas, construir sistemas e integrações sem fim até que se veem em um grande ninho, numa teia de aranha ou num buraco negro, como queira chamar. Ai começa a ficar engessado. Sem saída como num labirinto. Complexo. E complexidade neste mundo que simplificar é o grande mantra, simplesmente não dá para continuar trabalhando. Por que eu falei do Inbound? Porque ele é uma das estratégias mais, se não a única, utilizadas pelo Mundo do Marketing e que tem a tecnologia como uma de suas bases.

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Utilizávamos quatro – eu falei quatro – plataformas deferentes para fazer Inbound Marketing. Sejam elas integradas ou não, isso é insano, especialmente quando se tem opções para fazer tudo num mesmo lugar. Pode parecer simples, mas é a realidade de muitas empresas. Você começa com uma funcionalidade, depois adota mais uma, mais uma e quando se vê você está trabalhando com quatro (ou até mais) plataformas. Há legados, contratos, históricos… Não é simples como parece nas palestras de vendas de software de automação de Marketing.

A nossa grande mudança foi concentrar a nossa automação de Marketing na Dinamize, utilizando o MKT2Easy. Podemos mapear toda a jornada de nossos Habitantes, direcionar as comunicações e conteúdos conforme seu comportamento, fazer toda a nutrição, qualificação e pontuação do lead de forma automatizada em um único ambiente. Como disse acima, estamos saindo da primeira para a segunda fase. Demos um passo mais simples. Mas é de simplicidade que precisamos.

A tecnologia já foi complexa e chegava até o ponto de dificultar a nossa vida. Não é mais. É muito pelo contrário, embora ainda haja empresas agarradas a elas ou vítima delas. Mais do que nunca o Marketing precisa ser simplificado, automatizado e integrado. As empresas precisam de agilidade. Respostas rápidas. Precisam sair do estágio inicial e avançar para soluções (e, sobretudo cultura) que as levem a outro patamar de relacionamento, engajamento, experiência e faturamento.

PS: Se você deseja melhorar o seu Inbound Marketing e a sua Automação de Marketing, conheça o MKT2Easy, da Dinamize.


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