Morre aos 87 anos, Abilio Diniz, pioneiro no varejo brasileiro Bruno Mello 19 de fevereiro de 2024

Morre aos 87 anos, Abilio Diniz, pioneiro no varejo brasileiro

         

Fundador do Grupo Pão de Açúcar foi vítima de insuficiência respiratória

Morre aos 87 anos, Abílio Diniz, pioneiro no varejo brasileiro
Publicidade

Morreu neste domingo, dia 18, Abilio dos Santos Diniz, fundador do Grupo Pão de Açúcar, aos 87 anos. O empresário foi vítima de insuficiência respiratória em função de uma pneumonite, de acordo com a família. O executivo deixa cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.

Abilio esteve à frente do Grupo Pão de Açúcar por anos, tornando-se um dos maiores empresários do Brasil e figurando entre os mais ricos também. Atualmente era um dos acionistas do grupo Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do colegiado da varejista. A fortuna de Diniz é estimada em US$ 2 bilhões (R$ 9,9 bilhões), segundo a lista de bilionários da Forbes.

Com um currículo extenso de grandes sucessos empresariais, Diniz tem em sua história o pioneirismo no varejo: Fundou com o pai, Valentim, a primeira unidade do Grupo Pão de Açúcar e foi adquirindo outras redes com o passar do tempo, ampliando o número de lojas. Seu olhar atento às tendências trouxe ao país o modelo de hipermercado e os supermercados de shopping. Em seguida, deu o passo de criar ouvidorias no varejo e farmácias dentro dos supermercados – incluindo uma rede própria. Ele também fez o GPA ser a primeira empresa com capital 100% nacional a fazer uma oferta global na bolsa de valores.

Apesar do tino para os negócios, Abilio viu a bancarrota chegar algumas vezes, como no governo Collor. Teve momentos marcantes como o sequestro que sofreu, em 1989, e a morte de seu filho em 2022.

Além do GPA, Diniz atuou também na Via Varejo, BRF e tinha parte em empresas como Wine.com. Abilio será velado nesta segunda-feira, dia 19, das 11 horas às 15 horas, no Salão Nobre do Estádio do Morumbi. O enterro será reservado apenas aos familiares.

Publicidade

Leia também: Morre Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza


Publicidade