Mercado de Beleza retoma força de crescimento 29 de setembro de 2017

Mercado de Beleza retoma força de crescimento

         

Previsão de crescimento para 2017 deve ser entre 1% e 3%, superando os anos anteriores de queda. Empresas investem em lançamentos para nichos como estratégia

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Os brasileiros estão entre os mais vaidosos do mundo e o país fica atrás apenas do Japão, Estados Unidos e China no mercado de beleza. A previsão é de que em 2018 o Brasil fique com a terceira colocação, ultrapassando os japoneses, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O crescimento real de 2017 deve ser entre 1% e 3% em relação ao ano passado, com um faturamento previsto de R$ 50 bilhões. Se a previsão se concluir, o setor reverterá o quadro de queda, registrada em 6% em 2016.

Se analisados os números da última edição da Beauty Fair, o mercado de Beleza seguirá em alta. A feira, realizada entre 9 e 12 de setembro, recebeu 160 mil visitantes e movimentou mais de R$ 600 milhões. A busca por profissionalização na área e capacitação foi um dos maiores impulsionadores, contribuindo para que crescesse a oferta de cursos e workshops em dezenas de marcas expositoras.

Além disso, a indústria vem focando cada vez mais em nichos de mercado. Um exemplo são as cacheadas, que vem ganhando um número cada vez mais crescente de lançamentos e ganhará um evento próprio. A organização da Beauty Fair anunciou a realização, pela primeira vez, da Beauty Show Cachos, que acontecerá entre os dias 1 e 3 de dezembro e será voltada para o consumidor final.

Cabelos
O cabelo é um dos pontos mais frágeis na vaidade do brasileiro e motivo de tantos homens e mulheres buscarem novidades. Atento a isso o mercado vem buscando inovar para conquistar o consumidor. A Skala investiu em peso no poder de hidratação da banana. A marca criou uma linha inteirinha de shampoo, condicionador, máscara e creme para pentear com fórmula natural, que contém aloe vera, óleo de rícino e d-panthenol.

A empresa também investiu em cremes de hidratação voltados à transição capilar e com amido de milho. Os homens não ficaram de fora dos lançamentos da marca. Foi desenvolvida uma linha toda específica para a barba, com shampoo, óleo, loção balm e cera modeladora.

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Já a Salon Line lançou versões para todos os tipos de cabelo com a coleção Maria Natureza. A linha “Leite de Coco e óleo de Monoi” busca oferecer hidratação aos fios secos, além de combater o frizz. Já a versão Festival de Flores devolve o brilho e a vida aos cabelos. É uma máscara ultra concentrada que funciona muito bem em cabelos lisos e cacheados. A marca também desenvolveu uma linha completa para as loiras que desejam matizar os fios – tirar o amarelado e devolver o tom platinado.

A Salon Line também apresentou produtos para a pele com o lançamento do óleo corporal Na Pele – são seis opções que hidratam e protegem a pele. Assim como a Skala, a Salon Line também investiu em linha masculina com a coleção Tô de cacho, com shampoo, condicionador e creme para pentear.

Maquiagem
Dentre as novidades apresentadas pelas marcas na Beauty Fair está uma linha de produtos específicos para a limpeza facial. A Dailus lançou a coleção Tira Tudo, com sabonete mousse, demaquilante bifásico e demaquilante oil free, e toalhas demaquilantes. A marca também apostou em batons com acabamento em vinil. Já a Kiss Ny lançou novos modelos de unhas postiças na versão filha única – uma cor diferente das demais. Dessa vez as versões chegam com efeito cromado e holográfico.

A Koloss criou o sérum antioxidade e embelezador Magia de Unicórnio. A fórmula possui extrato de açaí, blueberry, goji berry, elderberry, tamarindo e baunilha, além de vitamina C. O produto, que vem em conta gotas, é indicado para ser usado antes da maquiagem ou como rotina de hidratação diária, garantindo aquela pele com viço. Seguindo a tendência por iluminadores, a empresa também criou três versões do produto em versões líquidas: uma champagne, outra dourada e um bronze.

Quem também apostou em uma linha de iluminadores faciais foi a Vult. A marca apostou na versão cremosa e lançou três tonalidades: Rose, Pearl e Gold. É possível aplicá-los diretamente na pele, usar como base para outro iluminador ou até mesmo misturar na base. De olho nas tendências de outros países, a Vult também lançou a base fluída – mais leve e iluminada – que vem em conta gotas e bem líquida. O efeito promete entregar um resultado é de disfarce óptico e com acabamento mais seco.

A marca também apostou em corretivos em creme, batons com efeito laqueado e hidratantes labiais que entregam cor. A linha de maquiagem completa com rímel para sobrancelhas, delineador em formato de caneta e fixador para glitter. Em parceria com a youtuber Evelyn Regly, a Vult preparou quatro kits com três batons cada, em cores selecionadas pela influencer.

Influenciadores
Enquanto alguns influenciadores já lançam linha própria e fazem co-criações com marcas, outros ainda seguem na luta pro um espaço de destaque na web. Pensando nisso, a Beauty Fair organizou e realizou a primeira edição do Beauty Talk, evento exclusivo para micro influenciadores digitais. Durante todo um dia, um time de peso, formado por profissionais do mercado digital e blogueiras renomadas, falaram sobre suas experiências e levaram dicas para os influenciadores que desejam se destacar no cenário digital.

Matheus Baldi, jornalista e apresentador do programa “Que Beleza” foi o mestre de cerimônias do evento, que contou com Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week, que falou sobre o cenário geral e a importância das personalidades para o setor da moda e beleza. O fotógrafo Cauê Moreno transformou o evento em um verdadeiro workshop e ensinou como tirar o máximo proveito da câmera do celular, enquanto o time da Lomadee, empresa especializada em Marketing de Afiliados no Brasil, também estava presente abordando tudo sobre táticas no mercado para acompanhamento de Métricas e KPI’s.

O Mundo do Marketing esteve presente em uma palestra de Bruno Mello, que apresentou parte da pesquisa “Influenciadores Digitais e o mercado de beleza no Brasil”, elaborada pelo Pesquisa.com.br. A pesquisa investigou o interesse das brasileiras na indústria da beleza, quais são as principais redes sociais acessadas e se estes canais são importantes para ter acesso a este tipo de conteúdo. O estudo também teve como objetivo entender qual o perfil que mais influencia a mulher na decisão de compra de artigos de beleza.

Além disso, marcas como Taiff, Aspa Cosméticos, Vult, Niely, Kiss NY levaram para o espaço no Expo Center Norte estandes, onde lançamentos e novidades foram expostos, como uma oportunidade de os influenciadores também fazerem networking com os representantes em busca de parcerias, por exemplo.

No final do dia Willian Lin, do Instituto i9C, deu uma aula de motivação e planejamento dos sonhos. Por meio de técnicas e estratégias, o palestrante ensinou os presentes a despertar os recursos e ferramentas internas para se desafiarem e, assim, conquistar resultados para a vida pessoal e profissional.

Leia também: Bem-estar: tendências e oportunidades em beleza – estudo do Mundo do Marketing Inteligência. 

 


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