Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo 1 de junho de 2018

Marcas patrocinadoras do futebol pegam carona com a Copa do Mundo

         

Empresas que apoiam esportes locais são associadas ao maior evento futebolístico do mundo, mesmo que nem cheguem a fazer alguma ação voltada ao campeonato

Publicidade

Marcas que são tradicionais patrocinadoras do futebol brasileiro são associadas pelo consumidor à Copa do Mundo, mesmo que não participem do evento, segundo pesquisa da Qualibest. Banco do Brasil, Petrobras e Caixa, por exemplo, foram marcas citadas como relacionadas aoevento, apesar de não serem patrocinadoras. Essas empresas geram recall pela tradição em patrocínio aos esportes brasileiros como um todo.

A pesquisa, colaborativa, contou a ajuda de agências que puderam incluir perguntas específicas. Ao menos 58% dos respondentes se recorda de alguma campanha marcante ligada à alguma Copa do Mundo. Destes, 42% tem a Coca-Cola como referência espontânea de campanha memorável – com uma boa diferença para Itaú (9%), em segundo lugar, e Guaraná Antarctica (8%). O McDonald’s aparece em quarto lugar, com 7% da lembrança, Brahma, em quinto, com 6%, Vivo em sexto, com 5%, e em sétimo lugar, a Nike, com 4%.

A pesquisa também apontou quais marcas o consumidor acredita possuir algum tipo de envolvimento com a Copa de 2018, seja como parceiro, patrocinador ou apoiador. De uma lista estimulada de 64 empresas, a marca mais associada à Copa do Mundo é também a Coca-Cola, com 75% de identificação.

Em relação aos produtos que combinam com o maior campeonato de futebol do mundo, a “TV Grande” foi a mais citada na pesquisa (77%), seguida por “bandeira do Brasil (71%), “churrasco/carne” (67%), cerveja (63%), refrigerante de guaraná (60%), refrigerante de cola (57%), pipoca (50%), artigos esportivos (45%), álbum de figurinhas (44%), batata frita (43%) foram os mais citados.Apenas 12% dos entrevistados declararam participar de alguma promoção relacionada à Copa.

Leia a Pesquisa desenvolvida pelo Mundo do Marketing em parceria com a Relevance.

Publicidade


Publicidade